BIOGRAFIA
DOM GIOVANNI BATTISTA RE (Personagem fictício).
8° Arcebispo Metropolitano de São Paulo (após a reabertura)
Lema: "Pasce oves meas" ("Apascenta as minhas ovelhas")
Período: Julho/2024 - atual


Giovanni Battista Re (Borno, 30 de janeiro de 1934) é um cardeal italiano da Igreja Católica, atualmente Arcebispo Metropolitano de São Paulo no Brasil.

Ingressou aos onze anos no Seminário de São Paulo, estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, (doutorado em direito canônico) e na Pontifícia Academia Eclesiástica (diplomacia), ambas em Roma. Foi ordenado padre em 2011, na Arquidiocese São Paulo.

Eleito bispo-auxiliar de Porto Alegre, foi consagrado em 23 de abril de 2015 na Basílica de São Pedro pelo Papa Inocêncio V. Posteriormente, tornou-se Arcebispo de Porto Alegre. Foi nomeado prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para o Concílio de Latrão.

Foi criado cardeal-presbítero no Consistório de 2023 pelo Papa João Paulo I com o título da Igreja de São Sebastião no Monte Palatino, sendo em 1 de dezembro de 2023 elevado ao grau de cardeal-bispo com o título da Igreja suburbicária de Sabina-Poggio Mirteto.

Foi presidente da Coonferência Episcopal dos Bispos do Brasil. Presidiu ao Conclave que elegeu o Papa Gregório. Foi nomeado pelos Cardeais-Bispos como Decano do Colégio de Cardeais, tendo o Papa aprovado a eleição após o Conclave, tornando-se titular de Óstia, título reservado ao cardeal Decano.

Como Decano do Colégio Cardinalício, Re apoiou a declaração de anátema do clero do Rio de Janeiro e tornou-se um pilar na reforma gregoriana. Em 12 de junho de 2024 foi nomeado Arcebispo de São Paulo.

Brasão de armas cardinalício: