SUBSÍDIO LITÚRGICO

1° DIA DO TRÍDUO PREPARATÓRIO
FESTA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

19º SEMANA DO TEMPO COMUM
12/08/2024
VERDE | Segunda-feira

RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Comentarista: Hoje, com grande alegria, iniciamos o tríduo preparatório da festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira desta querida catedral da Sé de São Paulo. Que este momento celebrativo nos aproxime ainda mais de Deus e fortaleça nossa devoção à Virgem Maria, modelo de fé e obediência. Que possamos, inspirados por sua Assunção, caminhar com esperança e confiança em nossa jornada de fé. Jubilosos, cantemos.

CANTO DE ABERTURA
(Recordai vossa Aliança, Senhor Deus| Pe. José Weber)

RECORDAI VOSSA ALIANÇA, SENHOR
DEUS. ESCUTAI O CLAMOR DO VOSSO POVO. 

1. LEVANTAI-VOS, SENHOR DEUS, E DEFENDEI A VOSSA CAUSA!  
RECORDAI-VOS DESTE POVO QUE OUTRORA ADQUIRISTES,
DESTA TRIBO QUE REMISTES PARA SER A
VOSSA HERANÇA, E DO MONTE DE SIÃO
QUE ESCOLHESTES POR MORADA!

2. SÓ A VÓS PERTENCE O DIA, SÓ A VÓS
PERTENCE A NOITE;  VÓS CRIASTES SOL E
LUA, E OS FIXASTES LÁ NOS CÉUS. VÓS
MARCASTES PARA A TERRA O LUGAR DE
SEUS LIMITES, VÓS FORMASTES O VERÃO, 
VÓS CRIASTES O INVERNO.

3. DEMOS GLÓRIA A DEUS PAI ONIPOTENTE E
 A SEU FILHO, JESUS CRISTO,
SENHOR NOSSO, E AO ESPÍRITO QUE HABITA 
EM NOSSO PEITO, PELOS SÉCULOS
DOS SÉCULOS. AMÉM.
SAUDAÇÃO

Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Celebrante: A vós, irmãos, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Celebrante: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados, para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (pausa)

Celebrante: Senhor, que oferecestes o vosso perdão a Pedro arrependido, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Celebrante: Cristo, que prometestes o paraíso ao bom ladrão, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Celebrante: Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Celebrante: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.

ORAÇÃO DO DIA

Celebrante: Oremos.
Deus eterno e todo-poderoso, a quem, inspirados pelo Espírito Santo, ousamos chamar de Pai, fazei crescer em nossos corações o espírito de adoção filial, para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Ez 1, 2-5. 24-28c)

Leitor: Leitura da Profecia de Ezequiel.
No dia cinco do mês — esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim —, a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem.  E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças. Acima do firmamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana. E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 148)

R/. Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais! (R/.)

— 
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! (R/.)

— 
Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence. (R/.) 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(2Ts 2, 14)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

PELO EVANGELHO O PAI NOS CHAMOU, 
A FIM DE ALCANÇARMOS A GLÓRIA
DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.(R/.)

EVANGELHO
(Mt 17, 22-27)

Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Diácono/Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Diácono/Sacerdote: Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

CANTO DO OFERTÓRIO
(Senhor meu Deus, obrigado Senhor | L. Pe. Josmar Braga)

SENHOR, MEU DEUS, OBRIGADO, SENHOR, PORQUE TUDO É TEU.

1. É TEU O PÃO QUE OFERECEMOS, É
TUA A VIDA QUE VIVEMOS: OBRIGADO,
SENHOR.

2. É TEU O VINHO QUE OFERTAMOS, É
TUA A DOR QUE SUPORTAMOS: OBRIGADO,
SENHOR.

3. A TUA VIDA É NOSSA VIDA, NA TUA CASA
RECEBIDA: OBRIGADO, SENHOR.

4. NA TUA CRUZ CRUCIFICADOS, SEREMOS TEUS 
RESSUSCITADOS: OBRIGADO, SENHOR.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Celebrante: Senhor, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e ela agora vos apresenta. Transformai-os por vosso poder em sacramento da nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA V

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus.

Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Celebrante: É justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vós, ó Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmão. É ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos, mandando que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos reunidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz à voz dos anjos e à voz dos santos todos, para dizer:

Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Celebrante: Ó Pai, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Mandai vosso Espírito Santo!

Celebrante: Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus Apóstolos, Jesus tomou o pão em suas mãos, olhou para o céu e vos deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:

Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós.

Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:

Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim!

Celebrante: Tudo isto é mistério da fé!
Todos: Toda vez que comemos deste Pão, toda vez que bebemos deste Vinho, recordamos a paixão de Jesus Cristo e ficamos esperando sua vinda.

Celebrante: Recordando, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão, nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.
Todos: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Celebrante: E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, para sermos um só povo em seu amor.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.
Todos: Caminhamos na estrada de Jesus!

2C: Dai ao vosso servo, o Papa Gregório, ser bem firme na fé, na caridade, e a Giovanni Battista, que é Bispo desta Igreja, muita luz para guiar o vosso Povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

3C: Esperamos entrar na vida eterna com Maria, Mãe de Deus e da Igreja, os Apóstolos, e todos os que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.
Todos: Esperamos entrar na vida eterna!

4C: Abri as portas da misericórdia aos que chamastes para a outra vida; acolhei-os junto a vós, bem felizes, no reino que para todos preparastes.
Todos: A todos dai a luz que não se apaga!

Celebrante: E a todos nós, aqui reunidos, que somos povo santo e pecador, dai-nos a graça de participar do vosso reino que também é nosso.

Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Celebrante: O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Diácono/Celebrante: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

PARTILHA DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Celebrante: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

CANTO DE COMUNHÃO
(Eu sou o pão vivo descido do Céu| Pe. José Weber)
EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU.
QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ PARA
SEMPRE.

1. GLORIFICA O SENHOR, JERUSALÉM!
Ó SIÃO, CANTA LOUVORES AO TEU DEUS!
POIS REFORÇOU COM SEGURANÇA AS TUAS
PORTAS E OS TEUS FILHOS EM TEU SEIO
ABENÇOOU.

2. ELE ENVIA SUAS ORDENS PARA A TERRA,
E A PALAVRA QUE ELE DIZ CORRE VELOZ; 
ELE FAZ CAIR A NEVE COMO Là
E ESPALHA A GEADA COMO CINZA.

3. ANUNCIA A JACÓ SUA PALAVRA,
SEUS PRECEITOS E SUAS LEIS A ISRAEL. 
NENHUM POVO RECEBEU TANTO CARI-
NHO, A NENHUM OUTRO REVELOU OS
SEUS PRECEITOS.

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO


Celebrante: Oremos.
Ó Senhor, a comunhão do vosso sacramento, que acabamos de receber, nos salve e nos confirme na luz da vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Ó dulcíssima soberana, rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco. Do alto desse trono em que reinais sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida. Pelos merecimentos de vossa bendita morte, obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.
Assim seja!

RITOS FINAIS

BÊNÇÃO FINAL

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Todos: Amém!

Diácono/Sacerdote: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!

CANTO FINAL
(Salve Rainha Mãe de Deus | Pe. José Alves)

SALVE RAINHA MÃE DE DEUS,
ÉS SENHORA NOSSA MÃE,
NOSSA DOÇURA, NOSSA LUZ,
DOCE VIRGEM MARIA.


NÓS A TI CLAMAMOS,
FILHOS EXILADOS,
NÓS A TI VOLTAMOS
NOSSO OLHAR CONFIANTE.

VOLTA PARA NÓS, OH MÃE,
TEU SEMBLANTE DE AMOR.
DÁ-NOS TEU JESUS, OH MÃE,
QUANDO A NOITE PASSAR.
____________________________________________________________