Na noite da última segunda-feira (02/10), Dom Friedrich Müller tomou posse como Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, em Missa solene na Catedral da Sé, no centro da cidade.
A cerimônia contou com a presença de Sua Santidade
João Paulo III, do Núncio Apostólico, Dom Avery Dulles, bem como do clero diocesano e de diversos
outros bispos e padres.
Em sua homília, Dom Müller agradeceu ao Santo Padre pela nomeação e recordou de sua passagem como Arcebispo de São Paulo, antes de ser eleito papa. "É aqui, no coração da Arquidiocese, que grandes pastores orientaram o povo de Deus e nos deixaram um testemunho de entrega e zelo pastoral. Recordo-me, muito especialmente, do Cardeal Odilo Scherer, hoje, Papa João Paulo III, que confiou-me o pastoreio desta Arquidiocese, e a quem agradeço por tão grande dom".
Dom Müller assume a Arquidiocese em meio aos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, prevista para acontecer ainda neste mês, em Roma. Em entrevista, afirmou: "Iniciando o meu pastoreio em São Paulo, tenho a missão de encorajar os jovens a participarem da JMJ em Roma, que será um momento de grande avivamento para toda a Igreja. O papa aguarda a juventude paulistana e nós temos o compromisso de levá-la até ele".
Quinta-feira (05/10), o Arcebispo presidirá, às 15h, a Missa de Ordenação Episcopal de Dom Giovanni Pacelli, bispo auxiliar da Arquidiocese, na Catedral da Sé.