Na tarde desta quinta-feira (05/10), na Catedral da Sé de São Paulo, aconteceu a ordenação episcopal de Dom Giovanni Pacelli. O arcebispo de São Paulo, Cardeal Friedrich Müller, foi o ordenante principal, auxiliado pelos co-ordenantes Dom Gabriel Cardeal Aloisius, Prefeito da Sagrada Congregação para o Culto Divino, e Dom Gustavo Melchior, Arcebispo Metropolitano de Brasília. 

        Logo após a imposição das mãos feitas pelos ordenantes, em sinal de comunhão episcopal, o presidente da celebração fez a prece de ordenação. Dom Pacelli recebeu das mãos de Dom Müller as insígnias episcopais: o anel, a mitra e o báculo.

        Na homília, o Cardeal Arcebispo de São Paulo ressaltou que o múnus episcopal é caracterizado pelo serviço e o amor ao povo de Deus. "Nunca vos esqueçais de que sua missão é, acima de tudo, servir o povo de Deus do qual fostes escolhido para ser pastor. Amai com amor paterno todos aqueles que Deus lhe confia". 


        Dom Giovanni Pacelli foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, pelo Papa João Paulo III, no dia 02 de outubro de 2023.