DOM GERALDO JOSÉ OMAR BRITO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
___________________________________________________________________________
30.01.2024
Carta ao Patriarca de Jerusalém
por ocasião de sua Posse Canônica
e Primeira Visita Apostólica do Papa João
A Sua Em.ª Revm.ª DOM DIOFANTE AMBRÓSIO
Aos queridos irmãos no sacramento da Ordem presentes em missão permanente na Terra Santa, e
As mulheres e homens eleitos segundo a bondade de Deus - para os leigos]
É com profunda gratidão e respeito que me dirijo a vossa eminência neste momento solene, marcado pela sua posse como guardião espiritual de Jerusalém. Em meio às antigas muralhas e aos sagrados lugares que ecoam os ensinamentos de nossa fé, sua ascensão ao cargo de Patriarca ressoa como um farol de esperança e renovação para todos nós que buscamos orientação e inspiração em nossas vidas espirituais.
Neste momento de grande significado, junto a Arquidiocese de São Paulo, queremos expressar nossos mais calorosos agradecimentos pela calorosa acolhida ao Papa durante sua primeira viagem apostólica do pontificado á Jerusalém. Sua generosidade, hospitalidade e compromisso com o diálogo são testemunhos vivos do espírito de compreensão e fraternidade que deve prevalecer entre todos os filhos de Deus.
Que este encontro histórico entre o Patriarca de Jerusalém e o Sumo Pontífice seja um marco de unidade, paz e reconciliação em nossa Terra Santa e além dela. Que as palavras de sabedoria e os gestos de amor compartilhados durante esta visita inspirem não apenas os fiéis, mas também todos aqueles que anseiam por justiça e harmonia em nosso mundo tão necessitado.
Ao celebrarmos este novo capítulo em sua jornada como líder espiritual, renovamos nosso compromisso em apoiá-lo e colaborar com vossa excelência em todos os esforços para promover a dignidade humana, a solidariedade e o respeito mútuo entre todos os povos e religiões.
Lamento-me em não poder me fazer presente nestas solenes celebrações que ocorreram em solos tão sagrados, mas ao mesmo tempo felicito-me pela comitiva formada pelos meus queridos irmãos no ministério ordenado Pe. Lorenzo Ravassi, que subscreve esta carta, Pe. Bruno Souza, Pe. Marcus Hoppe e Pe. Samuel Corrêa que nos representaram nesse tão grandioso momento para vós.
Que Deus, em Sua infinita misericórdia, continue a abençoar abundantemente Vossa Eminência com sabedoria, discernimento e coragem para liderar nossa comunidade em tempos de desafio e esperança.
Com os mais sinceros votos de felicitações e admiração.
Dado e passado na Cúria Metropolitana de São Paulo aos trinta dias do mês de janeiro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro.
DOM GERALDO JOSÉ OMAR BRITO
Arcebispo
Padre Lorenzo Maria Ravassi
Chanceler
Padre Bruno Souza
Padre Marcus Hoppe
Padre Samuel Corrêa