CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA EXEQUIAL
DE DOM REMIGIUS FERNANDES, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO

PRESIDIDA POR DOM ODILO SCHERER, ARCEBISPO DE SÃO PAULO

XXI.I.MMXXIV

RITOS INICIAIS

SAUDAÇÃO

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres.: A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

    ATO PENITENCIAL

Pres.: O mesmo Jesus que disse: "Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra" nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia através da reconciliação. Reconheçamos ser pecadores, fracos e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

Pres.: Senhor, que fazeis passar da morte para vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres.: Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.

Pres.: Senhor, que nos tornais concidadãos dos santos no Reino dos Céus, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres.: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém!

ORAÇÃO DO DIA

Pres.: Oremos.
Ó Deus, Pai todo-poderoso, vosso Filho morreu e ressuscitou por nós, concedei que por este mistério nosso irmão e vosso servo Dom Remigius Fernandes, adormecido em Cristo, por ele ressuscite para a alegria eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
[2 Macabeus 12, 43-46]

Leitor: Leitura do Segundo Livro dos Macabeus.
Naqueles dias, Judas Macabeu fez uma coleta entre os seus homens de cerca de duas mil dracmas de prata e enviou-as a Jerusalém, para que se oferecesse um sacrifício de expiação pelos pecados dos que tinham morrido, praticando assim uma ação muito digna e nobre, inspirada na esperança da ressurreição. Porque, se ele não esperasse que os que tinham morrido haviam de ressuscitar, teria sido em vão e supérfluo orar pelos mortos. Além disso, pensava na magnífica recompensa que está reservada àqueles que morrem piedosamente. Era um santo e piedoso pensamento. Por isso é que ele mandou oferecer um sacrifício de expiação pelos mortos, para que fossem libertos do seu pecado.
Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL
[Salmo 18 (19)]

O Senhor é clemente e cheio de compaixão.

1. O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. R.

2. Como um pai se compadece dos seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Ele sabe de que somos formados e não Se esquece que somos pó da terra. R.

3. Os dias do homem são como o feno: ele desabrocha como a flor do campo; mal sopra o vento desaparece, e não mais se conhece o seu lugar. R.

4. A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que O temem e a sua justiça sobre os filhos dos seus filhos, sobre aqueles que guardam a sua aliança e se lembram de cumprir os seus preceitos. R.

EVANGELHO
[Mateus 5, 1-12]

Sacerdote: O Senhor esteja convosco!
Ass: Ele está no meio de nós.

Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass: Glória a vós, Senhor!

Sacerdote: Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Palavra da Salvação!
Ass: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Pres.: Irmãos e irmãs, rezemos confiantes ao Senhor, que, por sua ressurreição, nos garante a vida em plenitude e digamos: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Leitor: Cristo, Filho do Deus vivo, que ressuscitastes vosso amigo Lázaro, ressuscitai para a vida da vossa glória nosso irmão Remigius Fernandes.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Leitor: Cristo, consolador dos aflitos, que, restituindo a vida à filha de Jairo, enxugastes as lágrimas de seus parentes, consolai hoje os que choram a morte de nosso irmão Remigius Fernandes.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Leitor: Cristo, vós que ressuscitastes da morte ao terceiro dia, concedei aos nossos falecidos a vida eterna.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Leitor: Cristo, que prometestes preparar para nós um lugar na casa do Pai, concedei a morada do céu aos fiéis que vos serviram na terra.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Pres.: Inclinai, Senhor, vosso ouvido às preces, que brotam de nosso coração, ao implorarmos vossa misericórdia para com vosso filho Remigius Fernandes. Acolhei-o com ternura no convívio de todos os vossos santos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém!

LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Pres.: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrifício da Igreja, nesta pausa restauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Pres.: Ó Deus de clemência, acolhei as oferendas que vos apresentamos, implorando a salvação do vosso servo Dom Remigius Fernandes e porque jamais duvidou da bondade do Salvador, encontre em vosso Filho um juiz compassivo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

PREFÁCIO DOS FIÉIS DEFUNTOS
[A esperança da ressurreição em Cristo]

Pres.: O Senhor esteja convosco!
Ass: Ele está no meio de nós!

Pres.: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus!

Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Ass: É nosso dever e nossa salvação!

Pres.: Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível. E, enquanto esperamos a realização de vossas promessas, com os anjos e com todos os santos, nós vos aclamamos, dizendo a uma só voz:
Ass: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

Pres.: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade. Santificai, pois, estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ass: Enviai o vosso Espírito Santo!

Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.


Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos.


Mistério da fé para a salvação do mundo!
Ass: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

Pres.: Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Ass: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Pres.: Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Ass: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro, que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa João, com nosso Bispo Odilo, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Lembrai-vos do vosso filho Remigius Fernandes que chamastes deste mundo à vossa presença. Tendo sido sepultado com Cristo em sua morte, no Batismo, participe igualmente da sua ressurreição. Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos outros nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida, acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Ass: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos, e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

Pres.: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Pres.: Somos chamados filhos de Deus e realmente o somos, por isso, podemos rezar confiantes:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém!

Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Ass: O amor de Cristo nos uniu!

FRAÇÃO DO PÃO

Ass: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Pres.: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste Pão, viverá eternamente.
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO

RITOS FINAIS

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Pres.: Oremos.
Ó Deus, vosso Filho deixou-nos no sacramento do seu Corpo o alimento dos que partem desta vida, concedei ao nosso irmão e vosso servo Dom Remigius Fernandes por este viático, chegar à mesa do Cristo na vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

ÚLTIMA ENCOMENDAÇÃO E DESPEDIDA

Pres.: Conforme o costume cristão, vamos sepultar o corpo do nosso irmão Dom Remigius Fernandes, peçamos, com toda confiança a Deus, para quem tudo vive, que ressuscite na glória dos Santos este pobre corpo que hoje sepultamos e acolha a sua alma entre os eleitos. Que ele alcance misericórdia no julgamento, para que resgatado pela morte e absolvido dos seus pecados, seja reconciliado com o Pai. E, transportado no ombro do Bom Pastor, mereça gozar a alegria eterna na companhia de Cristo Rei com todos os seus Santos.

Todos rezam por algum tempo em silêncio, e, depois, seja oferecida a ocasião para palavras de saudação a serem proferidas por amigos e familiares do falecido. Quem preside pode aspergir o corpo com água benta ou incensá-lo.

Pres.: Vinde em seu auxílio, Santos de Deus. Vinde ao seu encontro, Anjos do Senhor.
Ass: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.

Pres.: Receba-te Cristo, que te chamou, conduzam-te os Anjos ao Paraíso.
Ass: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.

Pres.: Dai-lhe Senhor, o eterno descanso, nos esplendores da luz perpétua.
Ass: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.

Pres.: Oremos.
Ó Pai de misericórdia, em vossas mãos entregamos este nosso irmão, Remigius Fernandes, na firme esperança de que ele ressuscitará no último dia com todos os que no Cristo adormeceram. Abri para ele as portas do paraíso, e a nós, que aqui ficamos, consolai-nos com a certeza de que um dia nos encontraremos todos em vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém!

BENÇÃO SOLENE

Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós!

Pres.: Deus de toda a consolação, que na sua infinita bondade criou o homem e pela ressurreição do seu Filho Unigénito vos deu a esperança de com Ele ressuscitar, vos conceda a sua bênção.
Ass: Amém!

Pres.: Deus nos conceda o perdão dos pecados, e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.
Ass: Amém!

Pres.: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele.
Ass: Amém!

Pres.: E pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, desça sobre todos e permaneça para sempre a benção do Deus todo-poderoso, ele que é Pai +, Filho + e Espírito Santo! +
Ass: Amém.

Pres.: A alegria do Senhor seja a vossa força, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus!