CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
SÁBADO DA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA
&
ELEVAÇÃO DA CAPELA SANTA EFIGÊNIA A PARÓQUIA

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
XXIV.II.MMXXIV

RITOS INICIAIS

CANTO DE ENTRADA
(Eis o tempo de conversão 
— Pe. José Weber/Coro Edipaul)

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO
EIS O DIA DA SALVAÇÃO
AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS
EIS O TEMPO DE CONVERSÃO!

OS CAMINHOS DO SENHOR
SÃO VERDADE, SÃO AMOR
DIRIGI OS PASSOS MEUS
EM VÓS ESPERO, OH SENHOR!

ELE GUIA AO BOM CAMINHO
QUEM ERROU E QUER VOLTAR
ELE É BOM, FIEL E JUSTO
ELE BUSCA E VEM SALVAR

VIVEREI COM O SENHOR
ELE É O MEU SUSTENTO
EU CONFIO, MESMO QUANDO
MINHA DOR NÃO MAIS AGUENTO

SAUDAÇÃO

Dom Geraldo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Dom Geraldo: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO DE ELEVAÇÃO DA COMUNIDADE Á PARÓQUIA

Neste momento, o Arcebispo dirige algumas palavras sobre a nova Paróquia e apresenta á comunidade seu novo Pároco, o entregando simbolicamente o cuidado daquela porção do Rebanho de Deus. Após isso, o Pároco poderá proferir algumas palavras e a Missa segue como de costume.

ATO PENITENCIAL

Dom Geraldo: Neste tempo favorável a conversão e a mudança de vida, abramos nosso coração para Jesus Cristo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai e reconheçamos ser fracos e pecadores e peçamos perdão pelas vezes que pecamos contra o Deus e contra nossos irmãos.

Dom Geraldo: Tende compaixão de nós, Senhor.
Todos: Porque somos pecadores.
Dom Geraldo: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Todos: E dai-nos a vossa salvação.

Dom Geraldo: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe + os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.

Dom Geraldo: Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Dom Geraldo: Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Dom Geraldo: Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

ORAÇÃO DO DIA

Dom Geraldo: Oremos.
Pai eterno, convertei para vós nossos corações, a fim de que, buscando sempre o único necessário e praticando as obras de caridade, nos dediquemos ao vosso culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Deuteronômio 26, 16-19)

Leitor: Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 118)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! R.

Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.

Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado! R.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Honra, Glória, Poder e Louvor 
— Moacyr Maciel)

HONRA, GLÓRIA, PODER E LOUVOR
A JESUS NOSSO DEUS E SENHOR!

É ELE O PÃO QUE VAI SE REPARTIR
O PÃO DA PALAVRA QUE VAMOS OUVIR!

EVANGELHO
(Mateus 5, 43-48)

Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Sacerdote: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Vós ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. 
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

LITURGIA EUCARÍSTICA

CANTO DO OFERTÓRIO
(Neste Pão e neste Vinho  Maria de Fátima/Waldeci Farias)

NESTE PÃO E NESTE VINHO
O SUOR  DE NOSSAS MÃOS
O TRABALHO E A  JUSTIÇA
PARA TODOS OS IRMÃOS

OFERTAMOS, Ó SENHOR, OS SOFRIMENTOS
DOS PEQUENOS E DOS POBRES, TEUS AMADOS
DOS QUE LUTAM À PROCURA DE TRABALHO
DAS CRIANÇAS E ANCIÃOS ABANDONADOS

OFERTAMOS A FIRMEZA E A CORAGEM
DOS QUE LUTAM EM FAVOR DOS OPRIMIDOS
DOS FAMINTOS E SEDENTOS DE JUSTIÇA
E QUE SÃO, POR TUA CAUSA, PERSEGUIDOS

OFERTAMOS Ó SENHOR TODA A CERTEZA
NA VITÓRIA DO AMOR SOBRE O PECADO
TUA LUZ HÁ DE BRILHAR, VENCENDO A TREVA
SOBRE O MUNDO CONVERTIDO E RENOVADO

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Dom Geraldo: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Dom Geraldo: Nós vos pedimos, Senhor, que estes santos mistérios nos restaurem e nos tornem dignos dos seus frutos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE A RECONCILIAÇÃO II

Dom Geraldo: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Dom Geraldo: Corações ao alto.
Todos: O nosso coração está em Deus!

Dom Geraldo: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Dom Geraldo: Na verdade, é digno e justo dar-vos graças e cantar vossos louvores, Deus Pai todo-poderoso, por tudo que operais neste mundo, por Cristo, nosso Senhor. No meio da humanidade dividida por inimizades e discórdias, sabemos por experiência que vós levais as pessoas a se converter e buscar a reconciliação. Pelo vosso Espírito Santo moveis os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se deem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz. É também obra do vosso poder, ó Pai, quando o ódio é vencido pelo amor, a vingança dá lugar ao perdão e a discórdia se converte em mútua afeição. Por isso, com os coros celestes, nós vos damos graças sem cessar e proclamamos aqui na terra a vossa glória, dizendo a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Dom Geraldo: Pai onipotente, louvado sois por vosso Filho Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele é a Palavra de salvação para a humanidade, a mão que estendeis aos pecadores e o caminho pelo qual nos é concedida a vossa paz. Quando vos abandonamos por nossos pecados, vós nos reconduzistes à reconciliação por vosso Filho, que por nós entregastes à morte, para que voltássemos a vós e nos amássemos uns aos outros. E agora, celebrando a reconciliação que Cristo nos trouxe, vos pedimos: santificai estas oferendas pela efusão do vosso Espírito, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue do vosso Filho que nos mandou celebrar estes mistérios.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!

Dom Geraldo: Antes de dar a vida para nos libertar, estando à mesa, Jesus tomou o pão em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.

Do mesmo modo, naquela noite, ele tomou o cálice da bênção em suas mãos e, proclamando a vossa misericórdia, o deu a seus discípulos.

Mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

Dom Geraldo: Fazendo, pois, memória da morte e ressurreição do vosso Filho que nos deixou esta prova de amor, nós vos oferecemos aquilo que nos destes: o sacrifício da perfeita reconciliação.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Dom Geraldo: Pai santo, neste banquete salvífico, suplicantes, vos pedimos: aceitai-nos também com vosso Filho e dai-nos o seu Espírito para que nos liberte de tudo que nos separa uns dos outros.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

Frei Anselmo: Ele faça da vossa Igreja sinal de unidade do gênero humano e instrumento da vossa paz, e nos conserve em comunhão com o Papa João, com nosso Bispo Geraldo, os Bispos do mundo inteiro e todo o vosso povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Ó Pai, que agora nos reunistes, à mesa do vosso Filho, congregai-nos também na Ceia da comunhão eterna nos novos céus e nova terra, onde brilha a plenitude da vossa paz, junto com a gloriosa Virgem Maria, Mãe de Deus, os Apóstolos e todos os Santos, os nossos irmãos e as pessoas de todos os povos e línguas que morreram na vossa amizade, em Cristo Jesus, Senhor nosso.

Dom Geraldo: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Dom Geraldo: Guiados pelo Espírito Santo que habita em nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Dom Geraldo: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Dom Geraldo: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Dom Geraldo: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Dom Geraldo: Em Jesus, que nos tornou todos irmãos e irmãs saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.

FRAÇÃO DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Dom Geraldo: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu, se alguém come deste Pão, viverá eternamente. Eis o Pão vivo descido do céu, eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO

CANTO DA COMUNHÃO
(Vinde à mesa vos sentar — Coro Edipaul)

VINDE À MESA VOS SENTAR NO BANQUETE DO CORDEIRO
POIS ME FOSTE VISITAR QUANDO EU ERA PRISIONEIRO

O PÃO É MEU CORPO, TOMAI E COMEI
POR ESTE ALIMENTO UNIDOS VIVEI!
O VINHO É MEU SANGUE NA CRUZ DERRAMADO
MISTÉRIO DE AMOR A VÓS CONFIADO

UM SÓ MANDAMENTO CONVOSCO DEIXEI
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI
OUVI OS GEMIDOS DE TANTOS IRMÃOS
QUE VIVEM PERDIDOS, DE ALGEMAS NAS MÃOS

O MUNDO NEGOU-LHES NA VIDA
LUGAR, ESCOLA, TRABALHO E ÀS VEZES UM LAR
RESTOU-LHES A ESTRADA DO ÓDIO E REVOLTA
POR MUITOS CHAMADA CAMINHO SEM VOLTA

MAS HÁ UMA FORÇA QUE LEVA À MUDANÇA
O AMOR PACIENTE, PORTAL DA ESPERANÇA
EU VIM PARA TODOS, A TODOS AMEI
POR TODOS MEU SANGUE NA CRUZ DERRAMEI

TRAVEI A BATALHA MAIS DURA E MAIS FORTE
VENCI A REVOLTA, O MEDO E A MORTE
E VÓS SOIS O POVO DA NOVA ALIANÇA
FERMENTO NA MASSA, FATOR DE MUDANÇA

ROMPEI AS ALGEMAS, O BEM SEMEAI
O MEDO E A CULPA DA TERRA EXPULSAI!
LUTAI PELA VIDA, MUDAI A HISTÓRIA
EU LUTO CONVOSCO, GARANTO A VITÓRIA

RITOS FINAIS

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Dom Geraldo: Oremos.
Senhor, favorecei os que alimentas pelo divino mistério, e acompanhai com o consolo da vossa graça os que formastes com celestes ensinamentos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

BÊNÇÃO FINAL

Dom Geraldo: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.

Dom Geraldo: Pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, desça sobre todos e permaneça para sempre a bênção do Deus todo amoroso. Ele que é Pai +, Filho + e Espírito Santo! +
Todos: Amém!

Dom Geraldo: A alegria do Senhor seja a vossa força, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!