ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO

REGIÃO EPISCOPAL DE NOSSA SRª APARECIDA


S. Exmª Revmª Agnelo Rossi

Vigário Episcopal da Região Aparecida, São Paulo

Aos veneráveis padres que constituem este vicariato. 


Nossa Igreja, em São Paulo, é desafiada constantemente a se colocar a serviço da dignidade e da vida plena de todas as pessoas, quer pelos trabalhos sociais, para socorrer aos irmãos que sofrem de muitas formas, quer para testemunhar, defender e promover a justiça e a dignidade de cada filho de Deus. Já se faz muita caridade organizada, mas as necessidades ainda são tantas! Portanto, é urgente que a nossa fé seja testemunhada concretamente através das obras de misericórdia, de justiça e caridade.

Portanto, com o zelo pastoral que nos cabe, em razão das necessidades espirituais e pastorais do Vicariato Episcopal da Região de Aparecida, considerando a necessidade de uma renovação interior, em vista da desejada conversão pastoral que exige o enfrentamento da renovação das estruturas paroquiais tradicionais em chave missionária, com ênfase na vida sacramental, faço saber que realizaremos as seguintes nomeações, que passam a valer a partir do dia 12 de fevereiro, segunda-feira do VI semana do tempo comum.


Revmo. Pe. GIOVANNI PACELLI, atualmente em período de licença passa a ser Pároco da Igreja de São Francisco, Ponte Alta, Aparecida.


Revmo. Pe. SYLVIO ANDRADE, atualmente administrador da Paróquia São João Batista dos Genoveses passa a ser Pároco da Igreja de São João Batista dos Genoveses, Parque Residencial Itaguaçu, Aparecida.


Revmo. Pe. SAMUEL CORRÊA, atualmente administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida passa a ser Pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde, Jardim Paraíba, Aparecida. 


Faço saber ainda que, levando em consideração as exigências da Ação Evangelizadora e os desafios da missão, que nos chama à responsabilidade e conversão pastoral, devemos, imediatamente, iniciar um processo que faça nossas comunidades e paróquias saírem de si mesmas, colocando-se em estado permanente de missão.


    a) As Paróquias São Francisco, Ponte Alta; São João Batista dos Genoveses, Parque Residencial Itaguaçu; Nossa Senhora da Saúde, Jardim Paraíba e Nossa Senhora Aparecida, Centro, estão agrupadas para a formação da Unidade Pastoral de Aparecida.


    b) Em caráter experimental, na Região Episcopal, os párocos constituem o Conselho Pastoral Regional.


    c) A fim de valorizar uma ação evangelizadora em conjunto e um cuidado pastoral mais eficaz, convém que se constituam serviços pastorais comuns para determinados âmbitos, isto é:

1. Pastoral da Catequese

2. Pastoral da Caridade

3. Pastoral da Juventude

4. Pastoral da Família

5. Pastoral de Rua

6. Pastoral das Vocações

7. Pastoral da Acolhida


Por fim, espero que todos os clérigos, bem como de todo o Povo de Deus, façam um generoso acolhimento desta mensagem, tendo estas decisões como uma oportunidade para a dinamização das comunidades e o enriquecimento da nossa missão. Dada e passada na Cúria desta Episcopal Região, Aparecida, sob o Sinal e Selo de Armas da Arquidiocese de São Paulo, em dez de fevereiro de dois mil e vinte e quatro.


DOM AGNELO ROSSI

Vigário Episcopal