DEPARTAMENTO ARQUIDIOCESANO DE LITURGIA
COORDENADOR: Frei Anselmo Weber
EDIÇÃO 02/2024 
NÚMERO: 0000003
_____________________________________________________________________

RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Leitor: Sejam todos bem vindos ao novo Santuário das Famílias da Arquidiocese de São Paulo! "Família que reza unida, permanece unida". 
No madeiro da Cruz, Jesus nos entregou o penhor da Nova Aliança, firmada com seus amigos naquela noite derradeira. Sinal de alegria para toda a humanidade, hoje celebramos com alegria a chegada do dia da nossa redenção, quando seremos libertos de toda escravidão. Ainda contentes, diante do Decreto de Elevação à dignidade de Santuário, expedido por Sua Eminência Reverendíssima, Dom Geraldo José Omar Brito, Cardeal-Arcebispo de São Paulo, celebramos hoje, com toda a Igreja, esta Eucaristia, na qual ungiremos o novo altar dedicado à Sagrada Família e o incensaremos, como pede o costume da Santa Igreja. Fiquemos de pé e cantando vamos iniciar nossa celebração, acolhendo a procissão de entrada.

PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Alegra-te Jerusalém | Fr Telles Ramon
)

ALEGRA-TE, JERUSALÉM, CANTA CONTENTE AO TEU SENHOR
REÚNE OS POVOS TODOS, SALTANDO DE ALEGRIA
EM DEUS, O SALVADOR.
1. Eis que o dia se aproxima, é a nossa redenção. O Senhor vitorioso nos livrará da escravidão. 2. Eis que à Terra Prometida o Senhor nos levará e o deserto será feito qual aguaceiro a jorrar. 3. Eis que o pranto em nossas faces o Senhor enxugará
e com brados de alegria sim, Ele nos levantará!

ACOLHIDA

Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Celebrante: Neste tempo Quaresmal de conversão e mudança de vida nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Por isso, de coração contrito e humilde, abramos nosso coração para Jesus Cristo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai e reconheçamos ser fracos e pecadores e peçamos perdão pelas vezes que pecamos contra Deus e contra nossos irmãos e irmãs.

Celebrante:  Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Celebrante: Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Celebrante: Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Celebrante: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe + os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém!


ORAÇÃO DO DIA

Celebrante: Oremos.
Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, tende compaixão dos que vos suplicam, para que a confissão de nossa culpa possa alcançar o perdão dos nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Is 49, 8-15)

Leitor: Leitura do Livro do Profeta Isaías

Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água. Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim. Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: ʽO Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!ʼ 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti”.

Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 144)

R/. Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. ℟.


— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou. ℟.


— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. ℟.


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Porque és Senhor o caminho | Ir. Míria T. Kolling)

PORQUE ÉS SENHOR O CAMINHO
QUE DEVEMOS NÓS SEGUIR

NÓS TE DAMOS HOJE SEMPRE TODA GLÓRIA E LOUVOR

PORQUE ÉS SENHOR A VERDADE
QUE DEVEMOS ACEITAR

PORQUE ÉS SENHOR PLENA VIDA
QUE DEVEMOS NÓS VIVER

EVANGELHO
(João 5, 17-30)

Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Celebrante: Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
Palavra da Salvação!
Todos: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

LEITURA DO DECRETO DE ELEVAÇÃO À SANTUÁRIO

Todos: Graças a Deus.

UNÇÃO DO ALTAR E PRIMEIRA INCENSAÇÃO

Celebrante: O altar que por nossas mãos ungimos, santifique-os o Senhor com sua força, serão um sinal visível do mistério de Cristo e da Igreja.

Celebrante: Suba nossa oração, Senhor, qual incenso diante de vossa Face. Assim como esta casa suavemente perfumada, também a vossa Igreja faça sentir a fragrância de Cristo.

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(Alegres em prece | Coro Edipaul)

ALEGRE EM PRECE TEU POVO AGRADECE TEUS DONS Ó SENHOR
E COMO FAMÍLIA CANTANDO PARTILHA SEUS DONS SEU AMOR

UNIDOS FAZEMOS OS DONS QUE TRAZEMOS O VINHO E O PÃO
QUEM COLHE QUEM PLANTA QUEM FAZ E QUEM CANTA É TUDO ORAÇÃO

BEM VÊS NESTA MESA DEUS QUER COM CERTEZA A TODOS SACIAR
NINGUÉM VÁ NA VIDA SEM PÃO SEM COMIDA PROCLAMA ESTE ALTAR

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Celebrante: Ó Deus de bondade, que a força deste sacrifício nos lave da antiga culpa e nos faça crescer na vida nova, participando da vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE A RECONCILIAÇÃO I

Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.

Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus.

Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Celebrante: Na verdade, é digno e justo dar-vos graças sempre, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Constantemente nos chamais a uma vida mais plena e, porque sois rico em misericórdia, sempre ofereceis o perdão e convidais os pecadores a confiar somente na vossa bondade. E a nós, que tantas vezes quebramos a vossa aliança, nunca nos rejeitastes, mas, por Jesus, vosso Filho, nosso Redentor, unistes convosco a família humana com um vínculo novo de caridade, tão estreito e forte, que nada poderá romper. Também hoje, ofereceis tempo de graça e reconciliação ao vosso povo e um novo alento para que, em Cristo, se converta a vós, enquanto, sempre mais dócil ao Espírito Santo, se coloca ao serviço de todos. Por isso, cheios de admiração, exaltamos a força do vosso amor e, proclamando nossa alegria pela salvação, nos unimos às multidões dos céus dizendo sem cessar:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Celebrante: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e, desde a origem do mundo, tudo fazeis para sermos santos como vós sois Santo. Olhai as oferendas do vosso povo e derramai sobre elas a força do vosso Espírito, para que se tornem o Corpo + e o Sangue do vosso amado Filho, Jesus Cristo, no qual também nós somos vossos filhos.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!

Celebrante: Quando outrora estávamos perdidos e incapazes de vos encontrar, vós nos amastes com imenso amor, pois vosso Filho, o único Justo, entregou-se à morte, não rejeitando ser pregado no lenho da cruz. Antes, porém, de seus braços abertos traçarem entre o céu e a terra o sinal permanente da vossa aliança, Jesus quis celebrar a Páscoa com seus discípulos.

E ceando com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.

Do mesmo modo, no fim da Ceia, Jesus, sabendo que ia reconciliar em si todas as coisas pelo sangue a ser derramado na cruz, tomou o cálice repleto do fruto da videira, deu-vos graças novamente e o entregou a seus discípulos.

Eis o mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

Celebrante: Fazendo, pois, memória de vosso Filho, Jesus Cristo, nossa Páscoa e certeza da paz definitiva, celebramos sua morte e ressurreição e, aguardando o dia feliz de sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos, Deus fiel e misericordioso, a vítima que nos reconcilia convosco.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Celebrante: Olhai, com amor, Pai misericordioso, aqueles que unis a vós pelo sacrifício do vosso Filho, e concedei que, pela força do Espírito Santo, os que participam do único pão e do mesmo cálice sejam congregados em Cristo num só corpo, no qual todas as divisões sejam superadas.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Conservai-nos sempre em comunhão de fé e amor unidos ao Papa João e ao nosso Bispo Geraldo. Ajudai-nos a esperar juntos a vinda do vosso reino, até o dia em que, diante de vós, formos santos entre os Santos na morada celeste, ao lado da Virgem Maria, Mãe de Deus, dos Apóstolos e todos os Santos e com nossos irmãos e irmãs já falecidos que confiamos à vossa misericórdia. Enfim, libertos das feridas do pecado e plenamente transformados em novas criaturas, felizes cantaremos a ação de graças do vosso Cristo que vive para sempre.

Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Celebrante: O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu!

Celebrante: Com a alegria de Jesus que nos tornou todos irmãos e irmãs, saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.

FRAÇÃO DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Celebrante: Quem comer o pão da vida viverá eternamente, assim diz o Senhor. 
Eis o pão da vida, eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
(Somos todos convidados | Coral Nossa Senhora Aparecida)

SOMOS TODOS CONVIDADOS PARA A CEIA DO CORDEIRO. NESTE MUNDO IMOLADO, DOS VIVENTES É O PRIMEIRO! NÃO SEJAMOS SEPARADOS DO AMOR QUE AO MUNDO VEIO! Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO! EXALTADO NO CALVÁRIO, O SENHOR ABRIU CAMINHO, ELEGENDO A SANTUÁRIO O HUMANO PEREGRINO! O SEU REINO É CONTRÁRIO A QUEM NEGA O PEQUENINO! Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO! O SENHOR A CADA DIA VEM ABRIR-NOS OS OUVIDOS CO'A PALAVRA QUE NOS GUIA E DÁ FORÇA AO ABATIDO: É CONVITE DE OUSADIA FRENTE À MORTE E AO PERIGO. Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO! O SENHOR É A NOSSA ESTRADA, SALVAÇÃO AO MUNDO INTEIRO, COMUNHÃO QUE NOS ABRAÇA, NOSSO FIM E PARADEIRO! É O AMOR QUE NUNCA PASSA, LUZ QUE BRILHA AO CAMINHEIRO! Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO! DO DEUS VIVO E VERDADEIRO RECEBEMOS PLENA VIDA PRA VIVERMOS, PIONEIROS, LIBERDADE, A MAIS QUERIDA: EIS O SONHO QUE É PRIMEIRO DESDE A HISTÓRIA MAIS ANTIGA.
Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO! DO TRIUNFO SOBRE A MORTE NÓS FAZEMOS A MEMÓRIA: MAIS QUE A CRUZ, O CRISTO É FORTE E CONQUISTA A VITÓRIA! DO SEU POVO É O NORTE, O SENHOR DE TODA A HISTÓRIA! Ó SENHOR, A TUA PÁSCOA, CONFIRMADA NO MADEIRO, É PENHOR DA ALIANÇA E O FIM DO CATIVEIRO!

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Celebrante: Oremos.
Não permitais, Senhor, que esta Eucaristia, que nos destes como remédio, se torne causa de condenação. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

RITOS FINAIS

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
(Fraternidade e amizade social)

Celebrante: A Campanha da Fraternidade de 2024, dentro do caminho penitencial da Igreja durante a Quaresma, propõe a todos um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. Rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade:
Todos: Deus Pai, Vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito. Ajudai-nos, nesta Quaresma a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa serva e nossa mãe eduque-nos para fazermos vossa santa vontade. Amém.

BÊNÇÃO FINAL E ENVIO

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Protegei, Senhor, os que vos suplicam, sustentai os fracos, iluminai sempre com a vossa luz os que andam nas trevas da morte, e concedei que por vossa misericórdia, libertados de todos os males, cheguemos aos bens supremos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

Celebrante: E a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo + desça sobre todos e permaneça para sempre.
Todos: Amém!

Celebrante: A alegria do Senhor seja a nossa força, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!


Produzido pelo Departamento Arquidiocesano de Liturgia,
coordenado por Frei Anselmo Weber