DEPARTAMENTO ARQUIDIOCESANO DE LITURGIA
COORDENADOR: Frei Anselmo Weber
EDIÇÃO 03/2024
NÚMERO: 0000003
_____________________________________________________________________
O DIA DO SENHOR
V DOMINGO DA QUARESMA
17/03/2024
SOLENIDADE | COR ROXA
RITOS INICIAIS
COMENTÁRIO INICIAL
Leitor: Nós somos o povo de Deus da Nova Aliança, selada pelo sangue de Jesus. Ele, entregando-se por nós na cruz, concedeu-nos a salvação definitiva, pela qual encontramos a felicidade e a paz. Essa entrega humilde e obediente mostra-nos que não se pode chegar à glória sem sofrimentos e aponta-nos o caminho de um amor oblativo e agbnegado. Perto de atualizarmos os grandes mistérios pascais, permita o bom Deus que saibamos aproveitar as celebrações das últimas semanas da Quaresma para fortalecer em nós e em nossas comunidades o amor, a paz e a reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. Fiquemos de pé e celebremos o memorial da morte e ressurreição do Senhor, que nos dá a vida pela sua morte. Cantemos.
PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Senhor, eis aqui o teu povo | Ir. Míria T. Kolling)
SENHOR EIS AQUI O TEU POVO
QUE VEM IMPLORAR TEU PERDÃO
É GRANDE O NOSSO PECADO
PORÉM É MAIOR O TEU CORAÇÃO
SABENDO QUE ACOLHESTE ZAQUEU, O COBRADOR
E ASSIM LHE DEVOLVESTE TUA PAZ E TEU AMOR
TAMBÉM, NOS COLOCAMOS AO LADO DOS QUE VÃO
BUSCAR NO TEU ALTAR A GRAÇA DO PERDÃO
REVENDO EM MADALENA A NOSSA PRÓPRIA FÉ
CHORANDO NOSSAS PENAS DIANTE DOS TEUS PÉS
TAMBÉM, NÓS DESEJAMOS O NOSSO AMOR TE DAR
PORQUE SÓ MUITO AMOR PODE NOS LIBERTAR
ACOLHIDA
Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Celebrante: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
(Bênção da água e aspersão)
Celebrante: Caros irmãos e irmãs, neste momento penitencial, iremos receber sobre nós a Água Benta. A água, elemento essencial á vida, é também símbolo poderoso de renovação espiritual e purificação. Após abençoada torna-se um instrumento sagrado, carregado de graça e proteção. Ela também recorda nosso Batismo, no qual fomos mergulhados na morte e ressurreição de Cristo, renascendo para uma vida nova em sua graça redentora. Ao aspergir Água Benta sobre nós, somos convidados a deixar para trás nossos pecados e impurezas, a nos arrepender sinceramente de nossas falhas e a nos abrir para a reconciliação com Deus. Que possamos ser fortalecidos na jornada de conversão e cheguemos a verdadeira paz e comunhão com o Senhor.
Celebrante: Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda vida, abençoai + esta água que vamos usar confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo. Concedei, Senhor, que por vossa misericórdia, jorrem sempre as águas vivas para a nossa salvação, a fim de que nos aproximemos de vós com o coração puro e sejamos livres de todos os perigos da alma e do corpo. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
Neste momento, o Celebrante ou outro ministro designado asperge a Água Benta sobre o povo.
Celebrante: Deus todo-poderoso nos purifique dos nossos pecados e pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos da mesa de seu Reino.
Todos: Amém.
ORAÇÃO DO DIA
Celebrante: Oremos.
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
(Jeremias 31, 31-34)
Leitor: Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança, não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles a violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor. Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel e depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração, serei seu Deus e eles serão meu povo. Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor! Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!
SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 50)
R/. Criai em mim um coração que seja puro!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! (R/.)
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! (R/.)
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados. (R/.)
SEGUNDA LEITURA
(Hebreus 5, 7-9)
Leitor: Leitura da Carta aos Hebreus.
Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Senhor, que a tua Palavra | Coro Edipaul)
SENHOR, QUE A TUA PALAVRA TRANSFORME A NOSSA VIDA
QUEREMOS CAMINHAR COM RETIDÃO NA TUA LUZ
NO SENHOR ESTÁ TODA GRAÇA E SALVAÇÃO
NELE ENCONTRAMOS O AMOR E O PERDÃO
NÃO VACILARÁ QUEM CONFIA NO SENHOR
ELE NOS SUSTENTA, NOZ CONDUZ PELA MÃO
EVANGELHO
(João 12, 20-33)
Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Celebrante: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Todos: Glória a vós, Senhor!
Celebrante: Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: Senhor, gostaríamos de ver Jesus. Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas, se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a, mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome! Então, veio uma voz do céu: Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo! A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: Foi um anjo que falou com ele. Jesus respondeu e disse: Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim. Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!
HOMILIA
PROFISSÃO DE FÉ
Celebrante: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
Todos: E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
LITURGIA EUCARÍSTICA
APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(Senhor, aceita os dons | Ir. Míria T. Kolling)
SENHOR, ACEITA OS DONS
QUE A IGREJA TE OFERECE
E EM TEU AMOR ATENDE
OS ROGOS DESTA PRECE
SENHOR, ACEITA AS DORES
SORRISOS E PRAZER
QUE O TEU REBANHO ELEITO
TE VEM OFERECER
DE NOSSAS FALTAS TODAS
PEDIMOS O PERDÃO
E ASSIM, EM PAZ CONTIGO
TENHAMOS PAZ COM O IRMÃO
QUE TODOS NÓS VIVAMOS
NA MÚTUA CARIDADE
E UNIDOS CONSIGAMOS
A FELIZ ETERNIDADE
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrifício da Igreja, nesta pausa restauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.
Celebrante: Ouvi-nos, Deus todo-poderoso, e concedei que vossos fiéis, impregnados dos ensinamentos da fé cristã, sejam purificados pela ação deste sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA SOBRE A RECONCILIAÇÃO II
Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus.
Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!
Celebrante: Na verdade, é digno e justo dar-vos graças e cantar vossos louvores, Deus Pai todo-poderoso, por tudo que operais neste mundo, por Cristo, nosso Senhor. No meio da humanidade dividida por inimizades e discórdias, sabemos por experiência que vós levais as pessoas a se converter e buscar a reconciliação. Pelo vosso Espírito Santo moveis os corações, de modo que os inimigos voltem à amizade, os adversários se deem as mãos e os povos procurem reencontrar a paz. É também obra do vosso poder, ó Pai, quando o ódio é vencido pelo amor, a vingança dá lugar ao perdão e a discórdia se converte em mútua afeição. Por isso, com os coros celestes, nós vos damos graças sem cessar e proclamamos aqui na terra a vossa glória, dizendo a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Celebrante: Pai onipotente, louvado sois por vosso Filho Jesus Cristo, que veio em vosso nome. Ele é a Palavra de salvação para a humanidade, a mão que estendeis aos pecadores e o caminho pelo qual nos é concedida a vossa paz. Quando vos abandonamos por nossos pecados, vós nos reconduzistes à reconciliação por vosso Filho, que por nós entregastes à morte, para que voltássemos a vós e nos amássemos uns aos outros. E agora, celebrando a reconciliação que Cristo nos trouxe, vos pedimos: santificai estas oferendas pela efusão do vosso Espírito, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue do vosso Filho que nos mandou celebrar estes mistérios.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!
Celebrante: Antes de dar a vida para nos libertar, estando à mesa, Jesus tomou o pão em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.
Do mesmo modo, naquela noite, ele tomou o cálice da bênção em suas mãos e, proclamando a vossa misericórdia, o deu a seus discípulos.
Eis o mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
Celebrante: Fazendo, pois, memória da morte e ressurreição do vosso Filho que nos deixou esta prova de amor, nós vos oferecemos aquilo que nos destes: o sacrifício da perfeita reconciliação.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
Celebrante: Pai santo, neste banquete salvífico, suplicantes, vos pedimos: aceitai-nos também com vosso Filho e dai-nos o seu Espírito para que nos liberte de tudo que nos separa uns dos outros.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!
1C: Ele faça da vossa Igreja sinal de unidade do gênero humano e instrumento da vossa paz, e nos conserve em comunhão com o Papa João, o nosso Bispo Geraldo, os Bispos do mundo inteiro e todo o vosso povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
2C: Ó Pai, que agora nos reunistes, à mesa do vosso Filho, congregai-nos também na Ceia da comunhão eterna nos novos céus e nova terra, onde brilha a plenitude da vossa paz, junto com a gloriosa Virgem Maria, Mãe de Deus, os Apóstolos e todos os Santos, os nossos irmãos e as pessoas de todos os povos e línguas que morreram na vossa amizade, em Cristo Jesus, Senhor nosso.
Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!
RITO DA COMUNHÃO
Celebrante: Guiados pelo Espírito Santo que habita em nós, elevemos nossas mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!
Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.
FRAÇÃO DO PÃO
Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Celebrante: Provai e vede como o Senhor é bom, feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis nosso refúgio, nossa fortaleza, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
(Eu vim para que todos tenham vida | Coro Edipaul)
EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA
QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE
EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA
QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE
RECONSTRÓI A TUA VIDA EM COMUNHÃO COM TEU SENHOR
RECONSTRÓI A TUA VIDA EM COMUNHÃO COM TEU IRMÃO
ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO, EU ESTOU PRESENTE NELE
QUEM COMER O PÃO DA VIDA VIVERÁ ETERNAMENTE
TENHO PENA DESTE POVO QUE NÃO TEM OQUE COMER
ONDE ESTÁ O IRMÃO COM FOME, EU ESTOU COM FOME NELE
EU PASSEI FAZENDO O BEM, EU CUREI TODOS OS MALES
HOJE ÉS MINHA PRESENÇA JUNTO A TODO SOFREDOR
ONDE SOFRE O TEU IRMÃO, EU ESTOU SOFRENDO NELE
ENTREGUEI A MINHA VIDA PELA SALVAÇÃO DE TODOS
RECONSTRÓI, PROTEGE A VIDA DE INDEFESOS E INOCENTES
ONDE MORRE O TEU IRMÃO, EU ESTOU MORRENDO NELE
VIM BUSCAR E VIM SALVAR OQUE ESTAVA JÁ PERDIDO
BUSCA, SALVA E RECONDUZ A QUEM PERDEU TODA ESPERANÇA
ONDE SALVAS TEU IRMÃO, TU ME ESTÁS SALVANDO NELE
ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
Celebrante: Oremos.
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo, cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
RITOS FINAIS
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
(Fraternidade e amizade social)
Celebrante: Durante a Quaresma, refletimos na Campanha da Fraternidade sobre a amizade social que é uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independente de nossas diferenças e proximidade. E essa é a missão de todo Cristão que busca construir o Reino de Deus aqui na terra. Inspirados na missão de amar a todos como Cristo nos amou, rezemos juntos a oração da Campanha da Fraternidade deste ano:
Todos: Deus Pai, Vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito. Ajudai-nos, nesta Quaresma a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa serva e nossa mãe eduque-nos para fazermos vossa santa vontade. Amém.
BÊNÇÃO FINAL E ENVIO
Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!
Celebrante: Abençoai, Senhor, o vosso povo que espera o dom da vossa bondade e realizai os desejos que foram inspirados pela vossa generosidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Celebrante: E desça sobre todos e permaneça para sempre a bênção do Deus todo amoroso, ele que é Pai, Filho e Espírito Santo! +
Todos: Amém!
Celebrante: Ide em paz, que o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.

