COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE LITURGIA
Instruções para as celebrações da Solenidade do Santíssimo Corpo & Sangue de Cristo (Corpus Christi)
26.05.2024
A vós, irmãos, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Estamos nos aproximando da Solenidade de Corpus Christi, esta solenidade é um convite para aprofundarmos nosso amor e devoção à Eucaristia, o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:
A Solenidade de Corpus Christi, que remonta ao século XIII, foi instituída para reafirmar e fortalecer a nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Como nos recorda Santo Tomás de Aquino: "Neste sacramento, a fé nos ensina mais do que os sentidos nos podem perceber, porque o intelecto pode ser alcançado com firme convicção" (Suma Teológica, III, q. 75, a. 1). É a Celebração para, como comunidade de fé, nos reunirmos em adoração, ação de graças e renovação de nossa fé no mistério sublime da Eucaristia.
A fim de observar e estabelecer uma melhor participação do Clero e do todo o povo de Deus, definimos algumas instruções para a Solenidade, a saber:
I. Por motivos pastorais da nossa ambientação virtual, a Solenidade de Corpus Christi poderá ser celebrada da terça-feira (28) até o sábado (1) ás 15 horas. Sendo a quinta-feira (30), o dia propriamente dito da Solenidade, e quarta (29) que antecede, obrigatório celebrar a Solenidade, e os outros dias citados acima, de caráter facultativo.
II. Esta Comissão disponibilizará um folheto para a celebração de Corpus Christi, que contará com cantos próprios e leituras próprias, também com a bênção do Santíssimo (de caráter obrigatório).
III. Após a comunhão, seja colocado sobre o Altar, o ostensório com a Hóstia consagrada. Assim finda-se a celebração com a bênção do Santíssimo ou com a procissão (de caráter facultativo). Omitindo-se assim os ritos de conclusão.
IV. As Missas em que houver procissão, seja dada a bênção do Santíssimo após a procissão, em um local previamente ornamentado para o Santíssimo.
IV. As Missas em que houver procissão, seja dada a bênção do Santíssimo após a procissão, em um local previamente ornamentado para o Santíssimo.
Que possamos viver este momento com fé, amor e devoção, acolhendo Jesus Eucarístico em nossos corações e em nossas vidas. Contamos com a participação e o empenho de todos para que nossas celebrações sejam verdadeiramente expressões de nossa fé e amor a Jesus Cristo, presente na Eucaristia.
Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Eucaristia, nos acompanhe e nos inspire sempre.
Fraternalmente,
Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe da Eucaristia, nos acompanhe e nos inspire sempre.
Fraternalmente,
Frei Anselmo Weber, OFMCap
Presidente da Comissão Arquidiocesana de Liturgia

