O DIA DO SENHOR

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
26/05/2024
SOLENIDADE | COR BRANCA/DOURADO

RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Leitor: A Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus é amor e esse amor se personifica em três pessoas: Deus Pai, que nos criou à sua imagem e semelhança e enviou seu único Filho ao mundo para redimir a humanidade, Deus Filho, que assumiu a condição humana e deu a sua própria vida na cruz para nos salvar e Deus Espírito Santo, que nos impulsiona a seguir adiante, e renova nossas forças e ilumina nossos caminhos. Nesta Solenidade que celebramos a Santíssima Trindade, abramos o coração para acolhermos o Deus Trino de amor. Iniciemos nossa celebração cantando.

PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Em coro a Deus louvamos | Luiz Carlos Susin)

EM CORO A DEUS LOUVEMOS
ETERNO É SEU AMOR
POIS DEUS É ADMIRÁVEL
ETERNO É SEU AMOR

POR NÓS FEZ MARAVILHAS, LOUVEMOS O SENHOR

CRIOU O CÉU E A TERRA
ETERNO É SEU AMOR
FEZ PEDRAS, TERRAS E MONTES
ETERNO É SEU AMOR

DISTRIBUIU A VIDA
ETERNO É SEU AMOR
NA PLANTA, PEIXE E AVE
ETERNO É SEU AMOR

E FEZ À SUA IMAGEM
ETERNO É SEU AMOR
O HOMEM LIVRE E FORTE
ETERNO É SEU AMOR

SAUDAÇÃO

Celebrante: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja convosco!
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Celebrante: No início desta celebração Eucarística, reconheçamos ser pecadores e abramos nosso coração ao arrependimento invocando com confiança a misericórdia do Pai.

Celebrante: Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Celebrante: Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Celebrante: Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Celebrante: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém!

HINO DE LOUVOR

Celebrante: Glorifiquemos a Deus com nosso hino de louvor. Glória a Deus nas alturas.
Todos: E paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO DA COLETA

Celebrante: Oremos.
Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso admirável mistério. Concedei-nos, na profissão da verdadeira fé, reconhecer a glória da Trindade e adorar a Unidade na sua onipotência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Deuteronômio 4, 32-34 39-40)

Leitor: Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga, de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se ouviu algo semelhante. Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 32)

R/. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. (R/.)

— A palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram. (R/.)

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria. (R/.)

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! (R/.)

SEGUNDA LEITURA
(Romanos 8, 14-17)

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Apocalipse 1, 8)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!

GLÓRIA AO PAI E AO FILHO E AO DIVINO ESPÍRITO SANTO, AO DEUS QUE É, QUE ERA E QUE VEM, PELOS SÉCULOS, AMÉM!

SANTO EVANGELHO
(Mateus 28, 16-20)

Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!

Diácono/Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Todos: Glória a vós, Senhor.

Diácono/Sacerdote: Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Então Jesus aproximou-se e falou: Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante: Creio em Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Vinho e pão, frutos da terra | Ir. Míria T. Kolling)

TE OFERECEREI
TODA MINHA VIDA
TUDO O QUE EU TENHO
TODO O MEU VIVER
TODO MEU SOFRER

VINHO E PÃO, FRUTOS DA TERRA
SIMPLES MATÉRIA, SERÃO TRANSFORMADOS
EM ALIMENTO, SUSTENTO DO MUNDO
TEU CORPO SERÁ

NA SIMPLES MANEIRA
QUISESTES MORAR
NO MEIO DE NÓS
NO MEU CORAÇÃO
ALIMENTO DE AMOR

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Celebrante: Senhor nosso Deus, nós vos pedimos, santificai, pela invocação do vosso nome, esta nossa humilde oferenda, e, por meio dela, tornai-nos uma dádiva perene para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV
(A história da Salvação)

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus!

Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Celebrante: Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa salvação dar-vos glória. Só vós sois o Deus vivo e verdadeiro que existis antes de todo o tempo e permaneceis para sempre, habitando em luz inacessível. Mas, porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bênçãos as vossas criaturas e a muitos alegrar com o esplendor da vossa luz. Eis, pois, diante de vós os inumeráveis coros dos Anjos que dia e noite vos servem e, contemplando a glória da vossa face, vos louvam sem cessar. Com eles também nós e, por nossa voz, tudo o que criastes celebramos vosso Nome e, exultantes de alegria, dizemos a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do Universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Celebrante: Nós proclamamos vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas. Criastes o ser humano à vossa imagem e lhe confiastes todo o universo para que, servindo somente a vós, seu Criador, cuidasse de toda criatura. E quando pela desobediência perdeu a vossa amizade, não o abandonastes ao poder da morte. A todos, porém, socorrestes com misericórdia, para que, ao procurar-vos, vos encontrassem. Muitas vezes oferecestes aliança à família humana e a instruístes pelos profetas na esperança da salvação.
Todos: A todos socorrestes com bondade!

Celebrante: E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso próprio Filho para ser o nosso Salvador. Encarnado pelo poder do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, Jesus viveu em tudo a condição humana, menos o pecado, anunciou aos pobres a salvação, aos oprimidos, a liberdade, aos tristes, a alegria. Para cumprir o vosso plano de amor, entregou-se à morte e, ressuscitando, destruiu a morte e renovou a vida.
Todos: Por amor nos enviastes vosso Filho!

Celebrante: E, a fim de não mais vivermos para nós, mas para Ele, que por nós morreu e ressuscitou, enviou de vós, ó Pai, como primeiro dom aos vossos fiéis, o Espírito Santo, que continua sua obra no mundo para levar à plenitude toda a santificação. Por isso, nós vos pedimos, ó Pai, que o mesmo Espírito Santo santifique estas oferendas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, para celebrarmos este grande mistério que ele nos deixou em sinal da eterna aliança.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!

Celebrante: Quando, pois, chegou a hora em que por vós, ó Pai, ia ser glorificado, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós.

Do mesmo modo, ele tomou em suas mãos o cálice com vinho, deu-vos graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim!

Mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

Celebrante: Celebrando, agora, ó Pai, a memória da nossa redenção, anunciamos a morte de Cristo e sua descida entre os mortos, proclamamos a sua ressurreição e ascensão à vossa direita e, esperando a sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos o seu corpo e Sangue, sacrifício do vosso agrado e salvação para o mundo inteiro.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Celebrante: Olhai, com bondade, a oblação que destes à vossa Igreja e concedei aos que vamos participar do mesmo pão e do mesmo cálice que, reunidos pelo Espírito Santo num só corpo, nos tornemos em Cristo uma oferenda viva para o louvor da vossa glória.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

1C: E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício, o vosso servo o Papa João Paulo, o nosso Bispo Odilo, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos, e todos os ministros da vossa Igreja, os fiéis que, ao redor deste altar, se unem à nossa oferta, o povo que vos pertence e aqueles que vos procuram de coração sincero.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Lembrai-vos também dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os defuntos dos quais só vós conhecestes a fé.
Todos: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

3C: E a todos nós, vossos filhos e filhas, concedei, ó Pai de bondade, alcançar a herança eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos e todos os Santos, no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso, por quem dais ao mundo todo bem e toda graça.

Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Celebrante: O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu!

Diácono/Celebrante: Como filhos e filhas do Deus Trino de amor, saudai-vos em Cristo Jesus.

FRAÇÃO DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Celebrante: Provai e vede como o Senhor é bom, feliz quem nele encontra o seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
(Exultando vamos todos | Coral Titulares do Ritmo)

EXULTANDO VAMOS TODOS
A MESA DO SENHOR
QUE REÚNE SUA FAMÍLIA
PARA CELEBRAR O AMOR!

É O PAI QUE NOS CONVIDA
PARA A CEIA DO AMOR
E NOS DÁ SEU PRÓPRIO FILHO
CRISTO NOSSO SALVADOR

TODOS NOS ALIMENTAMOS
DESTE PÃO QUE VEM DO CÉU
ELE VAI SER NOSSA FORÇA
NO CAMINHO PARA O PAI

CRISTO A NÓS HOJE SE UNE
PELA SANTA COMUNHÃO
PARA QUE DEPOIS VIVAMOS
ESSE AMOR ENTRE OS IRMÃOS

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

Celebrante: Oremos.
Senhor nosso Deus, proclamando nossa fé na Trindade eterna e santa e na sua indivisível Unidade, nós vos pedimos que a comunhão neste sacramento nos sirva para a saúde do corpo e da alma. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

RITOS FINAIS

BENÇÃO FINAL E ENVIO

Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Senhor, derramai abundantemente a graça celeste sobre os vossos fiéis, para que vos louvem os seus lábios, vos glorifique a sua alma e vos exalte também a sua vida, e porque é vosso dom tudo que somos, seja para vós tudo que vivemos. Por Cristo, nosso Senhor. 
Todos: Amém!

Celebrante: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo + desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém!

Diácono/Celebrante: A alegria do Senhor seja a vossa força, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!

____________________________________________________________