COMISSÃO LITÚRGICA ARQUIDIOCESANA
SUBSÍDIO LITÚRGICO
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA EXEQUIAL
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
09/05/2024
COR LITÚRGICA ROXO OU PRETO
RITOS INICIAIS
PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Os olhos jamais contemplaram | Ir. Míria T. Kolling)
OS OLHOS JAMAIS CONTEMPLARAM
NINGUÉM SABE EXPLICAR
OQUE DEUS TEM PREPARADO
AQUELE QUE EM VIDA O AMAR
AS LUTAS, A DOR E O SOFRER
TÃO PRÓPRIOS A VIDA DO SER
NINGUÉM PODERÁ COMPARAR
COM A GLÓRIA SEM FIM NO CÉU
FOI CRISTO QUEM NOS MERECEU
COM A MORTE A VIDA NO CÉU
E AINDA SE ENTREGA POR NÓS
COMO OFERTA CONSTANTE AO PAI
ACOLHIDA
Celebrante: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Celebrante: A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Celebrante: Jesus disse: Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra. E ele nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia através da reconciliação. Reconheçamos ser pecadores, fracos e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.
Celebrante: Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!
Celebrante: Cristo, que viestes dar a vida em resgate de muitos, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós!
Celebrante: Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!
Celebrante: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém!
ORAÇÃO DO DIA
Celebrante: Oremos.
Ó Deus, que chamastes ao ministério episcopal o vosso servo Dom Jorge Pierozan, colocando entre os sucessores dos Apóstolos, concedei-lhe também associar-se a eles no convívio eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
(Romanos 6, 3-9)
Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado de maneira a não mais servirmos ao pecado. Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado. Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!
SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 18)
R/. O Senhor é clemente e cheio de compaixão.
— O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas. (R/.)
— Como um Pai se compadece dos seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Ele sabe de que somos formados e não se esquece que somos pó da terra. (R/.)
— Os dias do homem são como o feno: ele desabrocha como a flor do campo; mal sopra o vento desaparece, e não mais se conhece o seu lugar. (R/.)
— A bondade do Senhor permanece eternamente sobre aqueles que o temem e a sua justiça sobre os filhos dos seus filhos, sobre aqueles que guardam a sua aliança e se lembram de cumprir os seus preceitos. (R/.)
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(João 11, 25-26)
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, DIZ O SENHOR! QUEM CRER EM MIM NÃO MORRERÁ!
SANTO EVANGELHO
(João 11, 17-27)
Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!
Diácono/Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Todos: Glória a vós, Senhor!
Diácono/Sacerdote: Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele o concederá. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão ressuscitará. Disse Marta: Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia. Então Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto? Respondeu ela: Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.
Palavra da Salvação!
Todos: Glória a vós, Senhor!
HOMILIA
LITURGIA EUCARÍSTICA
APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(Todo aquele que crê em Mim | Ir. Míria T. Kolling)
TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM
UM DIA RESSURGIRÁ
E COMIGO ENTÃO SE ASSENTARÁ
NA MESA DO BANQUETE DE MEU PAI!
AOS JUSTOS REUNIDOS NESTE DIA
O CRISTO ENTÃO DIRÁ
OH! VENHAM GOZAR AS ALEGRIAS
QUE MEU PAI LHES PREPAROU!
A FOME MUITAS VEZES ME ABATEU
FRAQUEZA EU SENTI
VOCÊS DANDO O PÃO QUE ERA MEU
MAIS GANHARAM PARA SÍ
E QUANDO EU PEDI UM COPO D'ÁGUA
ME DERAM COM AMOR
E MAIS, CONSOLARAM A MINHA MÁGUA
AO ME VEREM SOFREDOR
EU LEMBRO QUE TAMBÉM ESTIVE PRESO
TERRÍVEL SOLIDÃO
VOCÊS ALIVIRIAM ESTE PESO
COM A SUA COMPREENSÃO
AMIGOS, ESTA FÉ É VERDADEIRA
É A QUE LEVA PARA O CÉU
AQUELE QUE DEUS A VIDA INTEIRA NO IRMÃO
SEMPRE ACOLHEU!
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrifício da Igreja, nesta pausa restauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.
Celebrante: Acolhei, ó Pai, nossas oferendas por vosso bispo Jorge e, tendo-lhe concedido na terra a graça do pontificado, dai-lhe partilhar no céu a felicidade dos santos. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
PREFÁCIO DOS DEFUNTOS V
(A nossa ressurreição pela vitória de Cristo)
Celebrante: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
Celebrante: Corações ao alto.
Todos: O nosso coração está em Deus!
Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!
Celebrante: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pois, embora mereçamos morrer, por vossa graça e amor de Pai nós, os derrotados pela morte por causa do pecado, somos redimidos pela vitória de Cristo e com ele chamados de volta à vida. Por isso, com os Anjos e Santos do céu, nós vos celebramos sem cessar aqui na terra dizendo a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Celebrante: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade. Santificai, pois, estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!
Celebrante: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo que será entregue por vós!
Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna Aliança que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim!
Mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
Celebrante: Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação, e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!
Celebrante: Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!
1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro, que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa João Paulo, com o nosso Bispo Odilo, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
2C: Lembrai-vos do vosso filho Jorge Pierozan que chamastes deste mundo à vossa presença. Tendo sido sepultado com Cristo em sua morte, no Batismo, participe igualmente da sua ressurreição. Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos outros irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida, acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Todos: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!
3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, a Senhora da Boa Morte, São José, seu esposo, os Apóstolos e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!
RITO DA COMUNHÃO
Celebrante: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!
Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu!
FRAÇÃO DO PÃO
Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Celebrante: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu, se alguém come deste Pão, viverá eternamente, assim diz o Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
(A vida pra quem acredita | Ir. Míria T. Kolling)
A VIDA PRA QUEM ACREDITA
NÃO É PASSAGEIRA ILUSÃO
E A MORTE SE TORNA BENDITA
PORQUE É A NOSSA LIBERTAÇÃO
NÓS CREMOS NA VIDA ETERNA
E NA FELIZ RESSURREIÇÃO
QUANDO DE VOLTA À CASA PATERNA
COM O PAI OS FILHOS SE ENCONTRARÃO
COM O PAI OS FILHOS SE ENCONTRARÃO
NO CÉU NÃO HAVERÁ TRISTEZA
DOENÇA, NEM SOMBRA DE DOR
E O PRÊMIO DA FÉ É A CERTEZA
DE VIVER FELIZ COM O SENHOR
O CRISTO SERÁ NESTE DIA
A LUZ QUE HÁ DE EM TODOS BRILHAR
A ELE IMORTAL MELODIA OS ELEITOS HÃO DE ENTOAR
ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO
Celebrante: Oremos.
Ó Deus de poder e misericórdia, que constituístes o vosso bispo Jorge representante de Cristo na terra, dai-lhe, purificado por esta Eucaristia, associar-se a ele no céu. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
RITOS FINAIS
ENCOMENDAÇÃO E DESPEDIDA
Celebrante: Conforme o costume cristão, rezemos por nosso irmão Dom Jorge Pierozan. Peçamos, com toda confiança a Deus, para quem tudo vive, que ressuscite na glória dos Santos este pobre corpo que hoje sepultamos e acolha a sua alma entre os eleitos. Que ele alcance misericórdia no julgamento, para que resgatado pela morte e absolvido dos seus pecados, seja reconciliado com o Pai. E, transportado no ombro do Bom Pastor, mereça gozar a alegria eterna na companhia de Cristo Rei com todos os seus Santos.
Todos rezam por algum tempo em silêncio, e depois seja oferecida a ocasião para palavras de saudação a serem proferidas por amigos e familiares do falecido. Quem preside pode aspergir o corpo com água benta.
Celebrante: Vinde em seu auxílio, Santos de Deus. Vinde ao seu encontro, Anjos do Senhor.
Todos: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Celebrante: Receba-te Cristo que te chamou, conduzam-te os Anjos ao Paraíso.
Todos: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Celebrante: Dai-lhe Senhor, o eterno descanso, nos esplendores da luz perpétua.
Todos: Acolhei a sua alma, levando-a à presença do Altíssimo.
Celebrante: Oremos.
Ó Pai de misericórdia, em vossas mãos entregamos este nosso irmão Jorge Pierozan, na firme esperança de que ele ressuscitará no último dia com todos os que no Cristo adormeceram. Abri para ele as portas do paraíso, e a nós, que aqui ficamos, consolai-nos com a certeza de que um dia nos encontraremos todos em vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
BÊNÇÃO FINAL E ENVIO
Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!
Celebrante: Atendei, Senhor, os que vos suplicam e acompanhai os que colocam sua esperança em vossa misericórdia para que sigam firmes no caminho da santidade e, conseguindo o necessário para esta vida, possam tornar-se herdeiros das vossas promessas eternas. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!
Celebrante: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo + desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém!
Celebrante: Ide em paz, e glorificai o Senhor com vossa vida.
Todos: Graças a Deus!
____________________________________________________________
Produzido e distribuído pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia
Presidente: Frei Anselmo Weber