ESTA ORIENTAÇÃO É FICTÍCIA, SEM LIGAÇÕES COM A VIDA REAL
São Paulo, 18 de junho de 2024
A todos os que esta instrução chegar, saúde e bênção no Senhor!
Atendendo às necessidades do orbe paulistano, e tendo em vista ao recente pedido de renúncia de nosso amado arcebispo, Dom Odilo Scherer, no uso da autoridade a nós conferida, INSTRUIMOS as novas diretrizes de menção do bispo arquidiocesano nas celebrações litúrgicas.
Com a nomeação do novo Administrador Apostólico uma dúvida quanto à questão da menção do nome de Dom Alex da Costa Martinez durante a Oração Eucarística pode surgir.
Como afirma o Diretório da Liturgia, “o nome do Bispo na Prece Eucarística é mencionado por razão de comunhão e caridade, não por questão de honra. É para significar a sua posição como dispensador da graça do sumo sacerdócio e também para implorar auxílios divinos em favor dele e do seu ministério, na própria celebração eucarística, que é o ápice e a fonte de toda ação e força da Igreja.” Vale recordar este sentido de comunhão, ressaltado por Santo Inácio de Antioquia: “Por legítima seja tida tão somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja Católica. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape.”
As fórmulas para citar o nome do bispo são sóbrias e expressam o próprio de seu ministério. Deve-se apenas mencionar o nome de batismo da pessoa e não se acrescentam títulos como “Dom”, “Arcebispo” ou “Cardeal”.
Na Oração Eucarística, deve-se nomear o Bispo diocesano ou aqueles que lhe são equiparados pelo direito. Os equiparados ao bispo diocesano, segundo o Direito Canônico, são o Vigário apostólico, Prelado, Prefeito apostólico, Administrador apostólico, Abade territorial. Pode-se mencionar ainda o nome dos Bispos auxiliares e do Bispo coadjutor, não, porém, outros Bispos que eventualmente estejam presentes na Celebração.
Para efeito, observe-se da seguinte maneira:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA I
[...] Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, suplicantes, vos rogamos e pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que aceiteis e abençoeis + estes dons, estas oferendas, este sacrifício puro e santo, que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra, em comunhão com vosso servo o Papa Inocêncio, o nosso Administrador Apostólico, Alex da Costa Martinez, e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
[...] Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa Inocêncio, o nosso Administrador Apostólico, Alex da Costa Martinez, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
[...] Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Inocêncio, o nosso Administrador Apostólico, Alex da Costa Martinez, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV
[...] E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: o vosso servo o Papa Inocêncio, o nosso Administrador Apostólico, Alex da Costa Martinez, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos, e todos os ministros da vossa Igreja, os fiéis que, ao redor deste altar, se unem à nossa oferta, o povo que vos pertence e aqueles que vos procuram de coração sincero.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V
[...] Dai ao vosso servo, o Papa Inocêncio, ser bem firme na fé, na caridade, e a Alex da Costa Martinez, que é Administrador Apostólico desta Igreja, muita luz para guiar o vosso Povo.