O DIA DO SENHOR

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
16/06/2024
SOLENIDADE | COR VERDE

RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Leitor: Hoje a liturgia nos apresenta umas das parábolas sobre o Reino de Deus. A linguagem que Jesus utiliza para explicar e apresentar o Reino que Ele nos traz é acessível àqueles e àquelas que são humildes de coração e capazes de perceber as delicadezas de Deus. Um Deus que faz a semente, no silêncio e na paciência, germinar, crescer e se tornar árvore frondosa. Que nesta Eucaristia possamos acolher a Palavra como semente em nosso coração e, com paciência,deixá-la crescer e dar frutos em nossa vida. Com alegria no coração, iniciemos nossa celebração, cantando.

PROCESSIONAL DE ENTRADA
(Tu és a razão da jornada | Paulinas)

UM DIA ESCUTEI TEU CHAMADO
DIVINO RECADO BATENDO NO CORAÇÃO
DEIXEI DESTE MUNDO AS PROMESSAS
E FUI BEM DEPRESSA NO RUMO DA TUA MÃO

TU ÉS A RAZÃO DA JORNADA
TU ÉS MINHA ESTRADA, MEU GUIA, MEU FIM
NO GRITO QUE VEM DO TEU POVO
TE ESCUTO DE NOVO CHAMANDO POR MIM
(2 vezes)

OS ANOS PASSARAM LIGEIRO
ME FIZ UM OBREIRO DO REINO DE PAZ E AMOR
NOS MARES DO MUNDO NAVEGO
E ÀS REDES ME ENTREGO
TORNEI-ME TEU PESCADOR

EMBORA TÃO FRACO E PEQUENO
CAMINHO SERENO COM A FORÇA QUE VEM DE TI
A CADA MOMENTO QUE PASSA
REVIVO ESTA GRAÇA
DE SER TEU SINAL AQUI

SAUDAÇÃO

Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Celebrante: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do nosso coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

Celebrante: Tende compaixão de nós, Senhor!
Todos: Porque somos pecadores.

Celebrante: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Todos: E dai-nos a vossa salvação!

Celebrante: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém!

Celebrante: Senhor, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Celebrante: Cristo, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Celebrante: Senhor, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós!

HINO DE LOUVOR

Celebrante: Glorifiquemos a Deus com nosso hino de louvor. Glória a Deus nas alturas:
Todos: E paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO DO DIA

Celebrante: Oremos.
Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme a vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Ezequiel 17, 22-24)

Leitor: Leitura da Profecia de Ezequiel.
Assim diz o Senhor Deus: Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa, faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 91)

R/. Como é bom agradecermos ao Senhor!

— Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira. (R/.)

— O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano, na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. (R/.)

— Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes e dirão: É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal! (R/.)

SEGUNDA LEITURA
(2 Coríntios 5, 6-10)

Leitor: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor, pois caminhamos na fé e não na visão clara. Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Lucas 8, 11)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!


SEMENTE DE DEUS É A PALAVRA, O CRISTO É O SEMEADOR, TODO AQUELE QUE O ENCONTRA VIDA ETERNA ENCONTROU

SANTO EVANGELHO
(Marcos 4, 26-34)

Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Diácono/Sacerdote: Anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo segundo Marcos.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Diácono/Sacerdote: Naquele tempo, Jesus disse à multidão: O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou. E Jesus continuou: Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra. Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante: Professemos juntos a nossa fé. Creio em Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(Bendito sejas, Senhor | Fr. Fabretti)

BENDITO SEJAS, SENHOR
PELO TRIGO QUE A TERRA GEROU
AGORA É PÃO NESTE ALTAR
PRESENTE DO TEU GRANDE AMOR

EIS NOSSA OFERTA SENHOR
DA VIDA QUE A VIDA CONTÉM
AO PROCLAMAR O TEU LOUVOR
NUM GESTO DE AMOR, PAZ E BEM!

BENDITO SEJAS, SENHOR
PELA VINHA QUE EM RAMOS FLORIU
UVA BROTOU DESTE CHÃO 
E ASSIM DOCE VINHO SURGIU

JUNTO DO VINHO E DO PÃO
NOSSA VIDA OFERENDA SE FAZ
PARA DEPOIS REPARTIR
NA CEIA FELIZ DESTE ALTAR!

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Celebrante: Ó Deus, com estes dons alimentais nossa vida e a renovais pelo sacramento. Concedei, nós vos pedimos, que nunca falte este auxílio ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

PREFÁCIO DOS DOMINGOS DO TEMPO COMUM II
(O mistério da Salvação)

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus.

Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Celebrante: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Compadecendo-se da fraqueza humana, ele se dignou nascer da Virgem Maria. Morrendo na cruz, livrou-nos da morte eterna e, ressurgindo dos mortos, deu-nos a vida para sempre. Por isso, com os Anjos e Arcanjos, os Tronos e as Dominações e todos os coros celestes, entoamos o hino da vossa glória, dizendo a uma só voz:
Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Celebrante: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade. Santificai, pois estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!

Celebrante: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós.

Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim!

Mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição!

Celebrante: Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Celebrante: Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro, e aqui convocada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes de sua vida imortal, que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa Inocêncio, com o nosso Bispo Odilo, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida, acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Todos: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos,  e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

Celebrante: Unidos como irmãos e irmãs, rezemos com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Diácono/Celebrante: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

PARTILHA DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Celebrante: Eu sou o Pão vivo descido do céu, quem comer deste Pão viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
(Na mesa mais perfeita | Fr. Fabretti)

NA MAIS PERFEITA MESA DO MUNDO
NOS VEM JESUS, O PÃO DO CÉU

EM PROCISSÃO CAMINHAMOS
EM BUSCA DO PÃO QUE DÁ VIDA E VIGOR
PARA LEVAR AOS IRMÃOS
A PALAVRA QUE SALVA, QUE LEVA O AMOR

AO CONTEMPLAR ESTE CORPO DIVINO
SABEMOS QUE É A FONTE DA PAZ
GRAÇAS VOS DAMOS SENHOR DE BONDADE
POR TODAS AS GRAÇAS QUE DÁS

TUDO RENASCE, TRANSBORDA DE VIDA
EM TORNO DA CEIA DO AMOR
TUDO PROCLAMA A VITÓRIA
DA PAZ E TERNURA DO DEUS REDENTOR

HOJE NA CEIA SAGRADA
JESUS SE APRESENTA NO VINHO E NO PÃO
VEM NOS NUTRIR COM SEU CORPO DIVINO
PARA SERMOS SINAIS DE UNIÃO

DÁ-NOS SENHOR SER FIRMES NA FÉ
NA ESPERANÇA E NO VOSSO AMOR
PARA QUE SENDO INSTRUMENTOS DE PAZ E ALEGRIA
LOUVAR-VOS NA DOR

ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

Celebrante: Oremos.
Fazei, Senhor, que a sagrada comunhão nos vossos mistérios, sinal da nossa união convosco, realize a unidade na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

RITOS FINAIS

BÊNÇÃO E ENVIO

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Guardai sempre, Senhor, com paternal bondade, a vossa família para que, com vossa proteção, seja livre de toda adversidade e, pela prática das boas obras, glorifique o vosso santo nome. Por Cristo, nosso Senhor. 
Todos: Amém!

Celebrante: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém!

Diácono/Sacerdote: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!

____________________________________________________________