O DIA DO SENHOR

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
MISSA DA VIGÍLIA
23/06/2024 - à tarde ou à noite
BRANCO | Glória, creio, prefácio próprio - Ofício de SOLENIDADE



RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Leitor: Em comunhão com toda a igreja, celebramos a vigília da Natividade de São João Batista. Seu nascimento anuncia a chegada de novos tempos para a humanidade: a vinda de Jesus, para quem João, como profeta, vai preparar os caminhos. Celebrando esta solenidade, demos graças ao Senhor, que veio ao encontro do seu povo, trazendo sua graça e salvação. De pé, iniciemos nossa Santa Missa.

PROCESSIONAL DE ENTRADA
Antífona (Lc 1,15.14)

Ele vai ser grande diante do Senhor; desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo, e muita gente se alegrará com o seu nascimento.


SAUDAÇÃO

Celebrante: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Celebrante: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


ATO PENITENCIAL

Celebrante: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do nosso coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs:

Celebrante: Tende compaixão de nós, Senhor.
Todos: Porque somos pecadores.

Celebrante: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Todos: E dai-nos a vossa salvação.

Celebrante: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Todos: Amém.

Celebrante: Senhor, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Celebrante: Cristo, tende piedade de nós.
Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Celebrante: Senhor, tende piedade de nós.
Todos: Senhor, tende piedade de nós.


HINO DE LOUVOR

Celebrante: Glória a Deus nas alturas...
Todos: E paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.


ORAÇÃO DO DIA

Celebrante: Oremos.
Concedei, Deus todo-poderoso, que vossa família siga pelo caminho da salvação e, atenta às exortações de São João, o Precursor, chegue com segurança ao Redentor que ele anunciou: nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Jeremias 1,4-10)

Leitor: Leitura do livro do profeta Jeremias.
Nos dias de Josias, foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações". Disse eu: "Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo". Disse-me o Senhor: "Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te", diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: "Eis que ponho minhas palavras em tua boca. Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar".
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 70/71)

R/. Desde o seio maternal, sois meu amparo.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor, que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me! (R/.)

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. (R/.)

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo. (R/.)

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. (R/.)



SEGUNDA LEITURA
(1 Pedro 1,8-12)

Leitor: Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação. Essa salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente. Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando essas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar!
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!



ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Jo 1,7; Lc 1,17)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!


JOÃO VEIO DAR TESTEMUNHO DA LUZ, A FIM DE PREPARAR UM POVO BEM-DISPOSTO PARA A VINDA DO SENHOR.


SANTO EVANGELHO
(Lucas 1,5 -17)

Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Diácono/Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Diácono/Sacerdote: Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: "Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto".
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!


HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante: Creio em Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Antífona (Lc 1,68)

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, por que a seu povo visitou e libertou!


ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

Celebrante: Olhai com bondade, Senhor, as oferendas que vosso povo vos apresenta na solenidade de São João Batista, e concedei-nos realizar, por uma vida devotada a vosso serviço, o que celebramos no sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!


ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

PREFÁCIO DE SÃO JOÃO BATISTA
(A missão do Precursor)

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus.

Celebrante: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!

Celebrante: Na Verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, Precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do batismo nas águas assim santificadas e, derramando o seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo. Por isso, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos jubilosos, dizendo a uma só voz:

Todos: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Celebrante: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade. Santificai, pois estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Enviai o vosso Espírito Santo!

Celebrante: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e comei. Isto é o meu Corpo, que será entregue por vós.

Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo:
Tomai todos e bebei. Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim!

Mistério da fé para a salvação do mundo!
Todos: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição!

Celebrante: Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Todos: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Celebrante: Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Todos: O Espírito nos una num só corpo!

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro, e aqui convocada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes de sua vida imortal, que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa Inocêncio, com o nosso Administrador Apostólico, Alex Martinez, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.
Todos: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida, acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Todos: Concedei-lhes, ó Senhor, a luz eterna!

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos,  e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

Celebrante: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!


RITO DA COMUNHÃO

Celebrante: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
Todos: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Celebrante: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Celebrante: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Todos: Amém!

Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Diácono/Celebrante: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.


PARTILHA DO PÃO

Todos: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Celebrante: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.


PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
Antífona (Lc 1.78)

Pela bondade e compaixão de nosso Deus, que sobre nós fará brilhar o Sol nascente.


ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

Celebrante: Oremos.
Senhor, que nos alimentastes neste banquete sagrado, acompanhe-nos a admirável intercessão de São João Batista, que anunciou vosso Filho, o Cordeiro que tira os nossos pecados e nos concede o perdão. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém!


RITOS FINAIS

BÊNÇÃO SOLENE

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de São João Batista, vos abençoe, vos proteja de todo mal e vos confirme na sua paz.
Todos: Amém!

Celebrante: O Cristo Senhor, que manifestou em São João Batista a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho.
Todos: Amém!


Celebrante: O Espírito Santo, que em São João Batista nos ofereceu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e amor.
Todos: Amém!

Celebrante: E a benção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém!

Diácono/Sacerdote: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!



____________________________________________________________

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
MISSA DO DIA
24/06/2024 (Segunda-Feira)
BRANCO | Glória, creio, prefácio próprio - Ofício de SOLENIDADE



RITOS INICIAIS

COMENTÁRIO INICIAL

Leitor: Com grande alegria nos reunimos para a solenidade da Natividade de São João Batista. João - cujo nome significa "Deus é propício" - é o filho concedido a Isabel e Zacarias, quando já estavam em idade avançada. Mais tarde, será o profeta que preparará os caminhos do Senhor e o apresentará como o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Celebrar esta grande festa significa nos dispormos a ser corajosos profetas do Reino de Deus, confiantes nas suas promessas, que jamais falham. De pé, iniciemos nossa Santa Missa.


PROCESSIONAL DE ENTRADA
Antífona (Jo 1,6-7; Lc 1,17)

Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto.


ORAÇÃO DO DIA

Celebrante: Oremos.
Ó Deus que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Cristo um povo perfeito, concedei ao vosso povo a graça das alegrias espirituais e dirigi os corações de todos os fiéis pelo caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Todos: Amém!


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA
(Isaías 49,1-6)

Leitor: Leitura do livro do profeta Isaías.
Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, e disse-me: "Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado". E eu disse: "Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa". E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: "Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra".
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!


SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 138/139)

R/. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
 
— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. (R/.)

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! (R/.)

— Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas. (R/.)



SEGUNDA LEITURA
(At 13,22-26)

Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse: Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: "Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade". Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. Estando para terminar sua missão, João declarou: "Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias". Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.
Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus!


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Lc 1,76)

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!


SERÁS CHAMADO, Ó MENINO, O PROFETA DO ALTÍSSIMO: IRÁS DIANTE DO SENHOR, PREPARANDO-LHE OS CAMINHOS.


SANTO EVANGELHO
(Lucas 1,57-66;80)

Diácono/Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Diácono/Sacerdote: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Todos: Glória a vós, Senhor!

Diácono/Sacerdote: Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João". Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". E todos ficara admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!


HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante: Creio em Deus Pai todo-poderoso.
Todos: Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.


PRECES DA ASSEMBLÉIA
(Facultativo)


Celebrante: Irmãos e irmãs, alegrando-nos pelo nascimento de São João Batista, elevemos nossas preces ao Senhor, nosso Deus, dizendo:
Todos: Por intercessão de São João Batista, ouvi-nos, Senhor!

1. Para que a igreja proclame a justiça do Reino de Deus e seja testemunha profética do seu amor, rezemos:
Todos: Por intercessão de São João Batista, ouvi-nos, Senhor!

2. Para que os idosos tenham seus direitos respeitados e sejam amparados pelas instituições públicas em suas necessidades, rezemos:
Todos: Por intercessão de São João Batista, ouvi-nos, Senhor!

3. Para que as crianças recebam da família e das instituições educacionais os ensinamentos que as façam crescer fortalecidas na prática do bem, rezemos:
Todos: Por intercessão de São João Batista, ouvi-nos, Senhor!

4. Para que os devotos de São João Batista e as pessoas que têm esse nome cresçam na imitação de suas virtudes e sejam corajosos anunciados da verdade do Evangelho, rezemos:
Todos: Por intercessão de São João Batista, ouvi-nos, Senhor!


LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Celebrante: Acorremos, Senhor, ao vosso altar com a abundância dos nossos dons, celebrando com a devida honra o nascimento de São João Batista, que anunciou a vinda do Salvador e o mostrou presente no mundo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém!


ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

PREFÁCIO DE SÃO JOÃO BATISTA
(A missão do Precursor)
Como na missa da Vigília



PROCESSIONAL DE COMUNHÃO
Antífona (Lc 1.78)

Pela bondade e compaixão de nosso Deus, que sobre nós fará brilhar o Sol nascente.


ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO

Celebrante: Oremos.
Refeitos pelo banque do Cordeiro celestial, na alegria da festa do nascimento de São João Batista, que a vossa igreja reconheça, naquele cuja vinda iminente João anunciou, o autor de nossa regeneração. Por Cristo, nosso Senhor
Todos: Amém!


RITOS FINAIS

BÊNÇÃO SOLENE

Celebrante: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!

Celebrante: Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu para celebrar a festa de São João Batista, vos abençoe, vos proteja de todo mal e vos confirme na sua paz.
Todos: Amém!

Celebrante: O Cristo Senhor, que manifestou em São João Batista a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas do seu Evangelho.
Todos: Amém!


Celebrante: O Espírito Santo, que em São João Batista nos ofereceu um sinal da caridade divina, vos torne capazes de criar na Igreja uma verdadeira comunhão de fé e amor.
Todos: Amém!

Celebrante: E a benção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Todos: Amém!

Diácono/Sacerdote: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus!



____________________________________________________________