Aos Exmos. Srs. Bispos Auxiliares, Revmos. Srs. Padres, e a todo o Povo de Deus da Sé Metropolitana de São Paulo "a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!" (ICo I, 3)

Ao receber, no último dia 09 de Novembro, com serenidade e com o coração cheio de confiança, na graça de Deus, a missão a mim confiada pela Igreja, por intermédio de Sua Santidade, o Papa Augusto, de apascentar, em nome do Senhor, as ovelhas do rebanho desta Arquidiocese, fui tomado de grande surpresa. Ao Senhor e a sua Igreja, eu respondi na fé, o “sim” de abandono à Sua vontade, com as palavras do Beato Charles de Foucauld: “Meu Pai, eu me abandono a Ti, faz de mim o que quiseres. O que fizeres de mim, eu Te agradeço. Estou pronto para tudo, aceito tudo, desde que a Tua vontade se faça em mim.”

Olho com esperança para esse novo período e, desde já, saúdo, de todo o coração, a Arquidiocese de São Paulo, desde os queridos Bispos Auxiliares, todo o clero, todos os leigos e leigas dessa tão vigorosa, fecunda e diversa Arquidiocese. Convicto de que “o Senhor me escolheu porque não viu entre os pecadores nenhum mais vil nem mais insuficiente do que eu” (São Francisco de Assis), entrego-me à Divina Misericórdia e sigo, com os olhos fixos no Cristo, nosso justo e Bom Pastor, a fim de perseguir a vontade d’Ele para minha vida.

A Arquidiocese de São Paulo, com seu vasto campo de missão, sua complexidade e, ao mesmo tempo, sua extraordinária riqueza de dons, ocupa um lugar central no coração da Igreja no Brasil. Por séculos, essa Arquidiocese tem sido fonte de vida e inspiração, irradiando a luz de Cristo em meio à diversidade cultural, social e religiosa desta cidade.

Que essa herança de fé, construída com tanto sacrifício e dedicação, pelos exímios e grandes pastores a quem tenho o peso e a honra de suceder, seja honrada e renovada por todos nós, através de uma pastoral ardorosa, movida pelo amor e pela compaixão. Peço a Deus a sabedoria para servir e ouvir a todos, caminhando com paciência e humildade com o Povo de Deus que se encontra em São Paulo.

Rogo, portanto, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, que nos conceda a força e a coragem para expandir o Reino de Deus, anunciando com fervor e fidelidade o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos levar Sua mensagem de paz e esperança a cada canto desta Arquidiocese, colaborando para que o amor de Deus toque profundamente cada coração e cada vida.


Que a graça e a paz do Senhor estejam sempre convosco.


Do sempre vosso,

+ Daniel Farrell DiNardo
Arcebispo-eleito da Arquidiocese de São Paulo