DOM EDUARDO MARTÍNEZ SOMALO
PRO MISERIA DEI ET APOSTOLICAE SEDIS
SANCTAE ECCLESIAE EPISCOPI
______________________________

CARTA
DIVITIAE FIDEI

Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2024

“A paz esteja convosco!” 
(Jo 20,19)

O Episcopo da Santa Igreja de Roma, 
Dom Eduardo Martínez Somalo;

DESEJA QUE SE SEJA PROCLAMADO

A sua Eminência Revmª Dom Daniel Farrell Cardeal DiNardo
A todo o clero e povo de Deus.

MINHA SAUDOSA SAUDAÇÃO E BÊNÇÃO

     Amados irmãos e irmãs da Arquidiocese de São Paulo,

    É com coração repleto de gratidão e humildade que me dirijo a vocês, Povo de Deus desta Igreja particular tão vibrante e cheia de fé. Ao acolher a missão que o Santo Padre, o Papa Augusto, me confiou, sinto-me impelido a responder com generosidade ao chamado do Senhor, que sempre nos convida a servir com alegria. É com grande humildade e profundo senso de responsabilidade que me dirijo a todos vocês como Bispo Auxiliar recém-nomeado para a Arquidiocese de São Paulo. Acolho esta missão com espírito de serviço e fé, consciente das minhas limitações, mas confiante na graça de Deus que sustenta a vocação e o ministério de todos aqueles que Ele chama.

    Dirijo uma palavra especial ao nosso querido Arcebispo, Dom Daniel Farrell DiNardo, que, como pastor zeloso, conduz esta Igreja com sabedoria e amor. Ao lado dele e dos demais Bispos Auxiliares, desejo somar forças, colocando-me a serviço da evangelização, especialmente dos mais pobres e excluídos, como nos ensina o Evangelho. Inspiram-me as palavras de São Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). Nesta confiança, coloco-me à disposição, entregando este novo ministério aos cuidados maternos de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

    Nesta metrópole tão rica em diversidade cultural, social e espiritual, sei que os desafios pastorais são grandes, mas igualmente grandes são as oportunidades de anunciar Cristo. Conto com as orações de cada um de vocês e asseguro as minhas preces pela Arquidiocese, pelo clero, pelos consagrados e por todas as famílias que, com seu testemunho, constroem o Reino de Deus no cotidiano.

    A Igreja de São Paulo é chamada a ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14), sinal de esperança, diálogo e fraternidade. Que, unidos, possamos seguir firmes no caminho sinodal proposto pelo Papa Augusto, caminhando juntos como irmãos e irmãs, guiados pelo Espírito Santo.

    Confio meu ministério à proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil. Que ela, a “Serva do Senhor”, nos ensine a servir a Cristo e aos irmãos com humildade e generosidade. Conto com vossas orações e apoio, e desde já, ofereço a cada um de vocês a minha proximidade, orações e bênção. Unidos no mesmo Espírito, sigamos como discípulos missionários, levando a esperança do Evangelho aos corações sedentos de Deus.

In Christus,

Datum apud São Paulum, in Palatio Archiepiscopi Cathedralis, die XVII Kalendas Decembris, Pontificatus nostri Anno gracie millesimo ducentesimo vigesimo primo.