CARDEAL DANIEL FARRELL DINARDO

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO-METROPOLITANO DE SÃO PAULO

Ao venerável Dom Frei Tommaso Viglietti, OFMCap,

Estimado irmão, com o coração repleto de gratidão e um toque de saudade que nos dirigimos a Vossa Excelência neste momento de despedida. Sua transferência para a Cidade Eterna como Bispo Auxiliar da Diocese de Roma e Reitor da Pontifícia Academia de Latinidade é motivo de alegria, por sabermos que sua sabedoria e dedicação serão ainda mais amplamente compartilhadas, contudo, para nós, que tivemos o privilégio de contar com sua presença como Arcebispo-Coadjutor de São Paulo, é também sinônimo de profunda falta.

Ao longo de sua missão em nossa Arquidiocese, Vossa Excelência nos inspirou com sua humildade e com o ardente desejo de servir, sempre fundamentado no ideal franciscano que tanto o caracteriza. Seguindo o exemplo luminoso do Seráfico Pai, sua liderança foi marcada pela simplicidade, pela proximidade e pelo compromisso com os mais vulneráveis, um verdadeiro sinal de Francisco de Assis em nossos dias. Sua presença entre nós foi, em todos os sentidos, um reflexo vivo do Evangelho, especialmente em sua opção pelos pobres e na construção de uma Igreja em saída, acolhedora e missionária. De forma vivaz ouviu as palavras Nosso Senhor: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc. 10,44), e Vossa Excelência encarnou com perfeição este ensinamento.

Sua capacidade de escutar com atenção, de discernir com sabedoria e de agir com coragem transformou não apenas estruturas, mas corações. Fomos testemunhas de sua fé profunda e de seu zelo pastoral, que fortaleceram nossa comunidade e nos impulsionaram a seguir adiante com esperança, mesmo com os desafios. Seu empenho em promover o diálogo e a unidade é um legado que continuará a inspirar esta Arquidiocese por muitos anos. Portanto, tal como São Paulo a Timóteo, "recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tm. 6, 14) e sejais, também em Roma, o que em São Paulo fostes para nós.

Agora, ao assumir novos desafios no coração da Igreja Universal, estamos confiantes de que sua luz continuará a iluminar muitos outros caminhos. Seu ministério em Roma, especialmente como Secretário-Geral do Sínodo dos Leigos e Leigas, é um testemunho de sua confiança na missão de todo o Povo de Deus e de seu compromisso em promover uma Igreja verdadeiramente sinodal e participativa. Lembre-se, amado irmão, que nossa missão tem como fim a salvação dos homens, é por isto que o apostolado da Igreja e de todos os seus membros ordena-se, antes de mais, a manifestar ao mundo, por palavras e obras, a mensagem de Cristo, e a comunicar a sua graça. Nisto também os leigos têm grande papel a desempenhar, para se tornarem "cooperadores da verdade" (cf. III Jo. 8).

Levamos em nossos corações as memórias de sua convivência entre nós, e elevamos nossas orações ao Altíssimo para que Ele mesmo continue a conduzi-lo e fortalecê-lo em cada passo desta nova missão. Que Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, e São Francisco de Assis intercedam por Vossa Excelência, derramando abundantes bênçãos sobre sua vida e ministério, e, tal como o apóstolo Judas Tadeu instruiu os cristãos, também eu lhe instruo que continue a:"Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 1, 3).

Com sincera gratidão e preces,

São Paulo, 12 de Dezembro de 2024
Festa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Guadalupe


Cardeal Daniel Farrell DiNardo
Arcebispo Metropolitano de São Paulo