CARDEAL DANIEL FARRELL DINARDO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO-METROPOLITANO DE SÃO PAULO E PRIMAZ DO BRASIL
Aos Exmos. Srs. Bispos Auxiliares,
Revmos. Padres, Diáconos, Religiosos,
Irmãos e irmãs em Cristo,
Com respeito e um coração grato que nos servimos desta para fazer comunicar ao povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo, sobre o anúncio da renúncia de Sua Santidade, o Papa Augusto, transmitido neste domingo, 22 de dezembro de 2024, em consistório público realizado na Capela Sistina.
O Papa Augusto, durante seu pontificado, destacou-se por sua visão pastoral e dedicação em construir uma Igreja cada vez mais descentralizada, transparente e em contínua reforma. Com perseverança, ele deu passos importantes numa renovação da Cúria Romana, promovendo estruturas inclusivas e eficazes a serviço do povo de Deus. Sua atenção aos fiéis leigos revelou seu desejo de que todos os batizados pudessem ser protagonistas efetivo da missão da Igreja no mundo contemporâneo, vivendo plenamente sua vocação cristã e refletindo a significante relevância dentro da estrutura eclesial.
A renúncia do Santo Padre é um gesto que reflete a humildade, vez que, reconhecendo os desafios do tempo presente, Sua Santidade demonstrou uma fé profunda ao confiar que o Senhor suscitará um novo pastor para guiar o rebanho de Cristo com renovado vigor e sabedoria.
Ante o exposto, convidamos toda a Arquidiocese de São Paulo a unir-se em oração por Sua Santidade, que continuará a servir a Igreja com espírito contemplativo e discreto, enquanto Pontífice Emérito. De igual forma, que nossas preces também se voltem ao Colégio dos Cardeais, pedindo que o Espírito Santo os ilumine na escolha de um novo Papa que, se comprometa com o Evangelho e com as necessidades da Igreja universal.
Ao pontífice, dirigimos nossa mais sincera gratidão. Agradecendo por demonstrar, com palavras e ações, a importância de uma Igreja em saída, que escuta, acolhe e serve. Sua dedicação incansável e amor pelos pequenos e marginalizados deixaram uma marca profunda em nossa caminhada de fé. Na certeza de que sua vida de oração e serviço continuará a enriquecer a Igreja, confiamos que o Espírito Santo guiará Sua Santidade por boas searas.
Neste tempo litúrgico, somos chamados a renovar nossa confiança em Deus, que nunca abandona seu povo. Que a luz de Cristo, nosso Emanuel, nos fortaleça e inspire a continuar no caminho do Cristo, promovendo uma igreja comprometida com os valores do Reino.
Entreguemos este momento à proteção da Virgem Maria da Conceição Aparecida, confiando que sua intercessão materna guiará a Igreja nesta nova etapa.
Com afeto pastoral,
São Paulo, 23 de Dezembro de 2024.
Cardeal Daniel Farrell DiNardo
Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Primaz do Brasil