CARDEAL DANIEL FARRELL DINARDO
Aos Exmos. Srs. Bispos Auxiliares,
Revmos. Padres, Diáconos, Religiosos,
Irmãos e irmãs em Cristo,
“Que a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco!” (1 Cor 1,3).
Dirijo-me a vós com a alma cheia de gratidão e emoção, pois os caminhos da Providência Divina agora me chamam a um novo serviço na vinha do Senhor. Aprouve a Sua Santidade, o Papa Urbano, em sua paterna solicitude, designar-me para a missão de Vigário-Geral de Sua Santidade para a Cidade de Roma e Distrito, bem como Arcipreste da Arquibasílica do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e João Evangelista de Latrão, a cátedra do Bispo de Roma.
Não é sem dor que me despeço desta amada Arquidiocese de São Paulo, terra fecunda de fé e testemunho cristão. Neste tempo de convivência fraterna que pude ter convosco, aprendi com vós todos a profundidade do amor a Cristo, o zelo pela Igreja e o empenho em construir uma sociedade mais justa e solidária. Como o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, também eu digo: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós” (Fl 1,3).
A missão que agora me é confiada me desafia e me impele a confiar ainda mais na misericórdia e na graça de Deus. São Gregório Magno nos recorda que “o Pastor deve ser vigilante em sua humildade e firme em sua compaixão”. Assim desejo conduzir este novo serviço, inspirado pelos exemplos dos santos que se doaram integralmente à Igreja, especialmente São João Batista, o Precursor, e São João Evangelista, o Discípulo Amado, que nos ensinam a coragem e o amor incondicional a Nosso Senhor.
À luz dessa transição, é com grande alegria e confiança que saúdo o novo pastor, Dom Tommaso Viglietti, OFMCap, que, pela graça de Deus, assume como Arcebispo-Metropolitano de São Paulo e Primaz do Brasil. Conhecido por sua humildade franciscana, seu zelo apostólico e sua profunda caridade pastoral, estou certo de que Dom Tommaso será, entre vós, um reflexo do Bom Pastor, conduzindo este rebanho com sabedoria, firmeza e ternura. A ele, rendo minha profunda gratidão pelo tempo em que caminhamos juntos nesta Arquidiocese e pelo testemunho de sua fidelidade ao Evangelho. Confio o ministério de Dom Viglietti e cada um de vós ao maternal amparo de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, para que sejais firmes na fé e perseverantes na caridade.
Peço-vos também que rezeis por mim, para que, como servo humilde e indigno, eu possa cumprir com fidelidade a nova responsabilidade que o Sucessor de Pedro me confiou. Sustentai-me com vossas orações, pois, nas palavras de Santo Agostinho, “para vós sou bispo, convosco sou cristão”.
Com todo o meu afeto pastoral, abençoo-vos no Senhor.
Vosso irmão em Cristo,