DOM EDUARDO M. SOMALO É NOMEADO VIGÁRIO GERAL 
DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Cidade de São Paulo | Edição de 19 de dezembro de 2024

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Daniel Farrell Dinardo, nomeou o bispo auxiliar Dom Eduardo Martìnez Somalo, SJ; como vigário geral de toda a Arquidiocese de São Paulo. O cargo anteriormente era exercido por Dom Tomaso Viglietti, OFMCap, que, em meados de dezembro de 2024, foi nomeado bispo auxiliar de Roma (Itália).

O bispo assume a partir da publicação do ato de Nomeação. De acordo com o ato de nomeação, dom Eduardo Somalo assume como vigário geral da Arquidiocese sem prejuízo a outras funções que realize, como por exemplo, o fato de ser o bispo referencial do Setor Administrativo e Pastoral na Região Episcopal Aparecida. Em entrevista para o site da Arquidiocese, o bispo disse que sente “grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Daniel, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à Arquidiocese de São Paulo".


Leia a íntegra da entrevista


Site da Arquidiocese – Como o senhor recebe essa nomeação?


Dom Eduardo Somalo – Recebo-a como um mandato de serviço, ao qual me disponho a acolher com alegria e dedicação, como uma extensão do trabalho que já realizo juntamente com os outros bispos auxiliares da Arquidiocese e com dom Daniel.


Site da Arquidiocese – Quais as atribuições deste cargo?


Dom Somalo – O Vigário geral é alguém a quem o bispo diocesano delega poder ordinário para ajudá-lo no governo de toda a diocese. De acordo com o Código de Direito Canônico, "compete ao Vigário geral o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandado especial do Bispo" (Cân. 479). 


Site da Arquidiocese  Como o senhor vê a confiança da Igreja no senhor?


Dom Somalo – A Igreja é mediação de Deus, portanto, sinto em cada chamado de serviço que ela faz a vontade de Deus para mim. O Senhor que nos confia uma missão, nos assiste em todos os momentos, também através da própria Igreja. Particularmente, tenho sentido grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Daniel, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à Arquidiocese de São Paulo.