TERÇO DA MISERICÓRDIA COM PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS NO CONGRESSO EUCARÍSTICO

    Cidade de São Paulo | Edição de 6 de dezembro de 2024

Na noite de quinta-feira, 5 de dezembro, a Arquidiocese de São Paulo promoveu o Terço da Misericórdia e logo em seguida a Santa Missa, oferecendo aos fiéis uma oportunidade de aprofundar a vivência da fé e renovar sua devoção ao Santíssimo Sacramento.

O Terço da Misericórdia e a Santa Missa fazem parte da programação do Congresso Eucarístico, que é um momento especial da Arquidiocese de São Paulo. Durante a ocasião, é perceptível ver em Dom Tommaso Viglietti, OFMCap, Arcebispo-Coadjutor, como ele conduz o Terço da Misericórdia junto de momento reflexivos a cada mistério finalizado, o mesmo destacou a importância da Eucaristia como o centro da vida da Igreja. “A Eucaristia é o maior de todos os sacramentos. Tudo o que vivemos e celebramos em nossa fé está em Jesus presente na Eucaristia. Os congressos eucarísticos — internacionais, nacionais e diocesanos — colocam a centralidade desse sacramento em evidência, e isso é justamente o que buscamos com este evento na Arquidiocese”, explicou.

Além de ser um momento de louvor, o momento da Santa Missa, celebrada pelo Padre Samuel Corrêa, havendo uma grande adoração e ação de graças, o congresso é também uma oportunidade de evangelização. Como é ainda dito pela nossa manchete: “Queremos anunciar que Jesus está conosco, presente realmente no Santíssimo Sacramento, e levar essa fé a outras pessoas. Em cada Missa, rendemos nossa gratidão por tudo que Deus faz em nossas vidas. No congresso, essa ação de graças ganha um sentido comum, porque todos estaremos unidos em oração e celebração, reconhecendo o dom de sermos Igreja”, refletiu.

A palavra ‘Eucaristia’ vem do grego e significa ‘ação de graças’. Para Samuel Corrêa, este é um momento de expressar a gratidão em ser igreja. “Uma grande ação de graças a Deus pelo dom de nós sermos Igreja. Somos a Igreja de Jesus e temos aqui o sucessor dos apóstolos, sendo um dos nossos bispos, atualmente o nosso Arcebispo. O momento do Congresso Eucarístico dentro desta Arquidiocese, será esta grande ação de graças em comum a qual todos partilhamos desse momento Eucarístico agradecendo a Deus pelo dom da vida”, concluiu.

Toda a comunidade arquidiocesana é convidada a participar do Congresso Eucarístico, momento para fortalecer a fé, refletir sobre a Eucaristia e vivenciar a comunhão em comunidade.