ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Carta de Renúncia e Agradecimento

São Paulo, 22 de janeiro de 2025

Ao Papa Urbano, à Santa Sé Apostólica, ao clero, aos fiéis da Arquidiocese de São Paulo e a todos os irmãos em Cristo:  

Com coração pleno de gratidão e humildade, venho, por meio desta, comunicar meu pedido de renúncia ao múnus de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo e, consequentemente, meu pedido de exoneração episcopal. Após intensa reflexão e discernimento diante de Deus, reconheço que é o momento oportuno para passar o ministério a um novo pastor que possa continuar conduzindo esta amada Igreja particular com renovado vigor e dedicação.  

Agradeço profundamente ao Santo Padre, o Papa Urbano, pela confiança depositada em mim ao longo de meu episcopado e pelo apoio espiritual e pastoral com que sempre guiou esta Igreja e a minha missão. Igualmente, estendo minha gratidão a todos os irmãos clérigos, religiosos e leigos que colaboraram generosamente no pastoreio desta Arquidiocese. Unidos na oração e no serviço, vivenciamos a força do Evangelho e testemunhamos a presença viva de Cristo no coração da nossa cidade e de nossas comunidades.  

Desejo ao novo Arcebispo Metropolitano, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, que Deus o fortaleça na missão que ora lhe é confiada. Que sua sabedoria, zelo pastoral e amor pela Igreja inspirem e renovem a caminhada de nossa Arquidiocese. Que o Espírito Santo o conduza para que, como bom pastor, saiba acolher, escutar e servir ao povo de Deus com alegria e generosidade.  

Por fim, despeço-me com gratidão e esperança. Levo em meu coração cada um de vocês e continuo a orar para que esta Igreja Metropolitana de São Paulo permaneça sempre firme na fé, viva na caridade e ardente na missão de anunciar o Reino de Deus.  

Fraternalmente em Cristo,  


Dom Frei Tommaso Viglietti, OFM Cap.
Arcebispo Metropolitano de São Paulo