DOM FREI TOMMASO VIGLIETTI, OFM Cap.
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

São Paulo, 22 de Janeiro de 2025.

À Sua Excelência Reverendíssima, Dom Edson Teixeira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e a todos os que lerem, paz e bem vos sejam dados por parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Excelentíssimo Senhor,  

Com profundo respeito e consideração às circunstâncias que Vossa Excelência atravessa no momento, comunico, por meio desta, a concessão de uma licença por tempo indeterminado para o exercício de suas funções episcopais e pastorais na Arquidiocese de São Paulo. Tal decisão se faz necessária diante da impossibilidade, devidamente informada, de Vossa Excelência continuar a desempenhar suas responsabilidades no presente momento.  

A Arquidiocese de São Paulo reconhece e agradece sua dedicação, zelo pastoral e testemunho fiel ao longo de seu serviço como Bispo Auxiliar e Vigário-Episcopal da Região de Belém. Sua liderança espiritual e presença ativa têm sido um pilar para nossa comunidade. No entanto, compreendemos que é essencial respeitar este tempo para que possa cuidar de suas necessidades pessoais e restabelecer sua condição integral.  

Enquanto Vossa Excelência se encontra em licença, as funções e responsabilidades pastorais e administrativas da Região Episcopal Belém serão temporariamente delegadas a outros membros do clero, assegurando a continuidade do cuidado pastoral à comunidade confiada ao seu pastoreio. Este tempo de afastamento será acompanhado por nossas constantes orações, pedindo a Deus que lhe conceda força, paz e saúde renovada.  

Confiamos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Paulo Apóstolo, patrono de nossa Arquidiocese, o amparo necessário para este período de licença. Estejamos unidos na fé e na esperança, aguardando, segundo a vontade de Deus, o momento oportuno de seu retorno ao serviço episcopal.  

Com estima fraterna e orações,  


  Dom Frei Tommaso Viglietti, OFM Cap.  
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

Por mandato de Sua Excelência:
  Padre Frei Marco Di Vegesela, OFM Cap.  
Chanceler da Cúria Metropolitana